Huawei P50 Series deve inovar smartphones com câmera de lente líquida
Créditos: Huawei Central

Huawei P50 Series deve inovar smartphones com câmera de lente líquida

Ao invés de sistema mecânico, lentes funcionariam ao receber uma carga elétrica

A Huawei deverá ser a primeira fabricante de smartphones a introduzir a tecnologia de lente líquida em seus próximos celulares da série Huawei P50. Recentemente, a Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China (CNIPA) aprovou uma importante patente de módulo de câmera relacionada à lente líquida. O pedido desta patente apresentado pela Huawei em 25 de dezembro de 2019 e aprovado recentemente, em abril.

29/04/2020 às 13:01
Notícia

Samsung estaria desenvolvendo sensores de 250MP, diz rumor

Empresa também teria completado etapa de produção de sensores de 150MP

De acordo com as informações, a patente inclui um motor em movimento, espaço reservado para câmera e hardware eletrônico para mover a lente líquida. Mas como ela funciona?

Ao integrar uma lente líquida, o sistema de imagem pode alterar o plano de foco em milissegundos para fornecer imagens nítidas, independentemente da distância do objeto da câmera.

Ou seja, ao invés de um sistema puramente mecânico, as lentes reagem às cargas elétricas devido sua interação com um líquido específico.

As lentes líquidas prometem uma maior qualidade em fotografias, principalmente quando o usuário quer tirar fotos nítidas de uma distância grande. Um dos principais benefícios da tecnologia é o autofoco e detecção de profundidade muito mais rápidos do que em um sistema tradicional. Além disso, a lente líquida promete melhor estabilização da imagem e remove o requisito de sensor de tempo de voo (ToF) e hardware extra de estabilização de imagem.

De acordo com fontes da China, a Huawei já estava se preparando para lançar um smartphone com lente líquida ainda em 2019. Entretanto, a marca não anunciou nada parecido e espera-se que os próximos celulares da série Huawei P50 tornem a tecnologia mais comum no mercado.

Continua após a publicidade

O vídeo abaixo (em inglês) mostra como as lentes líquidas funcionam:

Fonte: Huawei Central
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.