Sony revela sensor Intelligent Vision capaz de processar IA na câmera fotográfica
Créditos: Sony

Sony revela sensor Intelligent Vision capaz de processar IA na câmera fotográfica

Pensada para o mercado corporativo, tecnologia deve chegar aos consumidores no futuro

A Sony apresentou o seu novo sensor de fotografia Intelligent Vision, que tem como principal novidade a possibilidade de processar recursos de inteligência artificial (IA) dentro de um chip próprio. A tecnologia teve seu lançamento inicial pensado para o mercado corporativo, mas deverá chegar aos dispositivos mainstream para consumidores  num futuro próximo.

04/05/2020 às 14:40
Notícia

Apple Watch supera aparelho hospitalar ao detectar doença em ...

Dispositivo reconheceu que a paciente tinha isquemia, que é a redução de fluxo sanguíneo

Segundo representantes da empresa, esse é o primeiro sensor do mercado com essas capacidades de processamento de inteligência artificial onboard no chipset. Ele se chama Sony IMX500 e tem resolução de 12,3MP (4056 x 3040 pixels).

O sensor é iluminado por uma área de 1/2,3 polegadas e é capaz de capturar vídeos em resolução 4K e com 60 quadros por segundo. Ele possui um design empilhado que permite colocar o Chip de Pixels em cima do Chip de Lógica.

Como explica o site DP Review, isso permite que os dados capturados no chip de pixels podem ser analisados imediatamente pelo sensor de processamento de inteligência artificial da Sony. Esse processo é feito pelo chip de lógica, que está ligado diretamente à outra estrutura do sensor – reduzindo o espaço físico e a latência entre ambos.


Fonte: Sony

Executar esse tipo de processamento no próprio sensor remove a necessidade para um hardware externo e também significa que apenas os dados mais relevantes precisam ser enviados para fora do dispositivo. Com isso, se reduz de maneira significativa a quantidade de dados que precisam se comunicar com a nuvem.


Fonte: Sony

Continua após a publicidade

Por sua vez, isso representa uma diminuição na largura de banda ocupada por essas informações e um aumento na velocidade de processamento dos dados. De acordo com a Sony, o sensor IMX500 é capaz de capturar uma imagem em apenas 3,1 milissegundos usando o modelo de análise de imagem MobileNet V1.

Via: DP Review
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.