A Sony apresentou o seu novo sensor de fotografia Intelligent Vision, que tem como principal novidade a possibilidade de processar recursos de inteligência artificial (IA) dentro de um chip próprio. A tecnologia teve seu lançamento inicial pensado para o mercado corporativo, mas deverá chegar aos dispositivos mainstream para consumidores num futuro próximo.
Apple Watch supera aparelho hospitalar ao detectar doença em ...
Dispositivo reconheceu que a paciente tinha isquemia, que é a redução de fluxo sanguíneo
Segundo representantes da empresa, esse é o primeiro sensor do mercado com essas capacidades de processamento de inteligência artificial onboard no chipset. Ele se chama Sony IMX500 e tem resolução de 12,3MP (4056 x 3040 pixels).
O sensor é iluminado por uma área de 1/2,3 polegadas e é capaz de capturar vídeos em resolução 4K e com 60 quadros por segundo. Ele possui um design empilhado que permite colocar o Chip de Pixels em cima do Chip de Lógica.
Como explica o site DP Review, isso permite que os dados capturados no chip de pixels podem ser analisados imediatamente pelo sensor de processamento de inteligência artificial da Sony. Esse processo é feito pelo chip de lógica, que está ligado diretamente à outra estrutura do sensor – reduzindo o espaço físico e a latência entre ambos.
Executar esse tipo de processamento no próprio sensor remove a necessidade para um hardware externo e também significa que apenas os dados mais relevantes precisam ser enviados para fora do dispositivo. Com isso, se reduz de maneira significativa a quantidade de dados que precisam se comunicar com a nuvem.
Fonte: Sony
Por sua vez, isso representa uma diminuição na largura de banda ocupada por essas informações e um aumento na velocidade de processamento dos dados. De acordo com a Sony, o sensor IMX500 é capaz de capturar uma imagem em apenas 3,1 milissegundos usando o modelo de análise de imagem MobileNet V1.
Via: DP Review