Retorno das atividades da Gigafactory da Tesla e Panasonic em Nova York foi adiada
Créditos: Elektsolar

Retorno das atividades da Gigafactory da Tesla e Panasonic em Nova York foi adiada

O estado de Nova York ainda não considera seguro o retorno das atividades, devido ao Covid-19

Leitura Rápida

  • A fábrica da Panasonic, PSNA, que fabrica painéis solares, planejava retomar a produção no dia 16 de maio
  • A unidade fica localizada à oeste do estado de Nova York e o governo não autorizou a retomada da produção
  • As atividades estão paradas desde março, e é esperado que voltem no dia 28 de maio, com restrições
  • A empresa não comentou sobre o adiamento das atividades

Devido a pandemia de Covid-19, muitas linhas de produção de produtos considerados "não essenciais" precisaram parar. Uma delas foi a fabricação de células de bateria na Gigafactory da Panasonic, em conjunto com a Tesla. Como Nova York foi uma das regiões mais afetadas pela doença no país, o retorno ainda não foi aprovado pelo governo. O planejado era que a fábrica de Buffalo, em Nova York, retomasse neste último final de semana, algo que foi adiado. Já a fábrica em Nevada já está voltando as atividades, com algumas restrições.

O site The Verge teve acesso à e-mails enviados por Mark Shima, presidente da Panasonic Solar North America (PSNA), aos funcionários. A fábrica é localizada ao oeste de Nova York, e o governo reconhece que não haveria segurança para um retorno neste momento. 

O site The Verge explica que as novas diretrizes da região incluem novas medidas. Para que as empresas voltem a trabalhar é necessário que haja um declínio de 14 dias nas hospitalizações, ou o estado apresentar uma média de menos de 15 novas hospitalizações por dia, durante três dias.

Outro fator importante é a letalidade da doença. O governo indica que é necessário que haja 14 dias de declínio nas mortes hospitalares, ou uma média de três dias com menos de cinco mortes. A região onde a fábrica é instalada ainda não atendeu a esses critérios.

Portanto, a ordem é que as pessoas permaneçam em casa até, pelo menos, o dia 28 de maio. Caso a região cumpra com as metas antes dessa data, a Panasonic poderá trazer trabalhadores de volta. Caso a situação esteja igual, ou pior, do que está agora, a tendência é que tenham mais dias de quarentena.

A fábrica está fechada desde março, foi fechada logo depois que um dos funcionários testou positivo para a doença. Durante as últimas semanas, a PSNA passou a enviar informações para os seus funcionários, para um possível retorno mais seguro no dia 16. Apesar do previsto, a região ainda não conseguiu baixar as taxas de mortalidade e contaminação, o que impossibilitou o retorno. 

26/02/2020 às 13:11
Notícia

Panasonic e Tesla encerrarão parceria relacionada à fabricaçã...

A joint venture foi anunciada pelas duas companhias em dezembro de 2016

Continua após a publicidade

Os funcionários da Panasonic trabalham em conjunto com os da Tesla para a fabricação de paneis solares e tetos solares para os carros elétricos. Um anúncio no início de 2020 disse que as empresas iriam se afastar. A Panasonic informou que iria fazer novas contratações apenas até maio deste ano e planejava se retirar totalmente da fábrica em setembro.

A Tesla já retomou a produção em diversas unidades, como na Califórnia e em Nevada, na Gigafactory em parceria com a Panasonic. Os executivos tinham informado por e-mail aos funcionários que tinham solicitado ao governo um retorno antecipado. Apesar da Panasonic não comentar o assunto, essa solicitação deve ter sido negada, já que a produção não voltou na data esperada.

A PSNA fala que uma das suas principais virtudes é a conformidade. A empresa informou que irá manter a distância de 1,5m, indicada pela OMS. Todos os trabalhadores terão que trabalhar de máscaras e a empresa irá instalar divisórias de acrílico, ou outro material transparente, entre as estações de trabalho. É esperado que a produção volte até o final do mês.

Via: The Verge
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

BLACK FRIDAY: DICAS para COMPRAR uma SMART TV!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.