Facebook pode ser acusado de antitruste por comprar Giphy
Créditos: DiyPhotography

Facebook pode ser acusado de antitruste por comprar Giphy

Congresso dos Estados Unidos está de olho na compra recente de U$400 milhões

Na sexta-feira, o Facebook anúncio a compra do site Giphy pelo valor de U$400 milhões, enquanto a compra pode passar despercebida pelos usuários, que apenas aproveitarão a suposta melhor integração do banco de imagens, um grupo bipartidário no congresso dos Estados Unidos está em alerta para a prática de antitruste. Com a aquisição de um dos maiores bancos de imagens GIF da internet, presente em serviços como Twitter, Tinder, Slack, iMessage, o Facebook ganha ainda mais poder comercial, aumentando seu leque de empresas que já é enorme.

Além dos investimentos em diversas startups ao redor do mundo e suas iniciativas próprias, o Facebook utiliza Whatsapp, Instagram, Messenger integrar serviços e conseguir o maior número de pessoas que conseguir. Segundo o Facebook, metade do tráfego do Giphy atualmente vem do Facebook, mas não ficou claro se isso inclui todas as plataformas que a empresa é dona. Também garantiu que será feita uma integração entre Instagram e o site de imagens animadas.

Facebook compra Giphy por U$400 milhões e
planeja integração do site imagens com o Instagram

Para as empresas concorrentes, o corte no acesso ao Giphy seria um dificultador, já que arquivos .gifs ganharam popularidade nos últimos anos com a popularização de planos melhores de serviços de internet (no início tinham carregamento lento). Nos Estados Unidos, grupos de Republicanos e também Democratas se posicionam sobre a compra como anti-competitiva e alertam para o perigo no fornecimento de dados.

"O Facebook continua procurando ainda mais maneiras de obter nossos dados. Assim como o Google comprou a DoubleClick devido à sua presença generalizada na Internet e à capacidade de coletar dados, o Facebook quer o Giphy para que ele possa coletar ainda mais dados sobre nós. O Facebook não deve adquirir nenhuma empresa enquanto estiver sob investigação antitruste de suas compras anteriores ".
Josh Hawley, senador dos Estados Unidos

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge
User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama.

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.