Google deve enfrentar processo antitruste do governo dos EUA ainda em 2020
Créditos: Business Insider India

Google deve enfrentar processo antitruste do governo dos EUA ainda em 2020

Departamento de Justiça e Procuradorias estão investigando a empresa há algum tempo

Todas as empresas do mundo estão tendo que enfrentar os problemas trazidos pela pandemia do COVID-19, mas a Google vai ter que enfrentar também a fúria do Departamento de Justiça dos EUA. O prestigiado Wall Street Journal (WSJ) reporta que tanto o Departamento como Procuradorias Gerais dos estados estão se preparando para mover processos antitruste contra a Google ainda neste ano.

O motivo para o processo é a mesma preocupação de sempre: o Google usando sua posição de dominância para esmagar potenciais concorrentes. Segundo reporta o WSJ, o foco das investigações é principalmente no negócio de propagandas online da Google, mas a CNBC afirma também que estão sendo incluídas ainda ações na Busca do Google e no sistema Android.

15/05/2020 às 18:47
Notícia

Chrome vai bloquear anúncios para priorizar desempenho

Caso o anúncio esteja exigindo muito processamento ou rede de dados, não será exibido

Não foram divulgados detalhes específicos de como a ação do Departamento de Justiça vai se montar contra a Google, mas a ideia geral é que a empresa poderia estar usando seu sistema de propagandas e de busca para não deixar que seus concorrentes fiquem em evidência.

As fontes do WSJ afirmam que o Departamento de Justiça pode mover seu processo muito em breve, no verão dos EUA, que é basicamente o meio do ano. Enquanto isso, as Procuradorias Gerais dos Estados, que têm sido chefiadas nas investigações pelo Texas, podem também começar seus processos nos meses seguintes, de setembro em diante, quando começa o outono por lá.

A Google fez a seguinte declaração a respeito dos possíveis processos:

A CNBC reporta que se o Departamento de Justiça norte-americano realmente seguir com este processo contra a Google, ele pode se tornar a maior ação do governo dos EUA contra uma empresa desde o caso contra a Microsoft em 1998. As ações da Alphabet, empresa matriz da Google, caíram até 3% depois da divulgação da notícia.

Continua após a publicidade

Via: CNBC Fonte: Wall Street Journal
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.