Chrome vai bloquear anúncios para priorizar desempenho
Créditos: Chrome

Chrome vai bloquear anúncios para priorizar desempenho

Caso o anúncio esteja exigindo muito processamento ou rede de dados, não será exibido

Os desenvolvedores do Chrome anunciaram uma medida importante para manter o desempenho do navegador ao acessar páginas variadas da internet, anúncios pesados serão automaticamente bloqueados para evitar sobrecarga, agilizando o carregamento do conteúdo. Segundo o time por trás do navegador, a decisão foi tomada seguindo o princípio do navegador, o "Chrome é desenvolvido para ser rápido e responsivo sem prejudicar ou atrapalhar a experiência".

A medida vem com o plano de "Melhores Padrões de Anúncios" do Google, que colheu informações de usuários para tomar decisões importantes sobre como as campanhas são exibidas em páginas. De acordo com a descrição do estudo feito pelos desenvolvedores, ficou claro que é um incômodo para os usuários o carregamento de anúncios em algumas situações, as exibições publicitárias muitas vezes consomem bateria do dispositivo e aumenta o uso da rede de dados.

A decisão é tomada com uma programação que analisa o consumo de rede e o uso de processamento do processador, o "Chrome limitará os recursos que um anúncio poderá utilizar antes de um usuário interagir com ele". Quando esse anúncio atingir um limite, em vez de carregado, ele apresentará uma mensagem de erro. Caso o item tente ultrapassar o consumo de 4MB ou exija o total de 15 segundos em um período de tempo de 30 segundos, será bloqueado.

Hackers estão se passando por Zoom, Microsoft
Teams e Google Meet para golpes de phishing

Apesar de apenas 0,3% dos anúncios estarem dentro dessas características, eles representam 27% dos dados de rede usados por anúncios e 28% de todo o uso da CPU do anúncio. Essas medidas serão testadas nos próximos meses e devem fazer parte da versão estável do Google Chrome já em agosto deste ano.

Recentemente, vimos que o Google Pixel 4a pode custar cerca de U$349, menos que o Apple iPhone SE. Os rumores apontam que o smartphone da Google teria ainda armazenamento maior que o do rival, saiba mais nesta notícia.

Fonte: Blog do Chromium
User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

XBOX SERIES X/S em MÃOS! Veja como são OS CONSOLES da NOVA GERAÇÃO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.