A Microsoft atualizou recentemente sua lista de processadores suportados para o Windows 10 May 2020 Update (Windows 10 v2004) e um dos pontos destacados pela empresa em sua documentação é que começando com esta atualização do sistema operacional, os fabricantes não receberão mais a versão 32 bits para instalação em novos computadores.
Windows 10 May 2020 Update: Microsoft atualiza requisitos de ...
A nova versão do Windows deve ser lançada nas próximas semanas
Novos computadores com o Windows 10 May 2020 Update e posteriores só virão com a versão 64 bits do sistema operacional pré-instalada. Isto servirá para todos os fabricantes de PCs.
Basicamente isto significa que qualquer PC ou laptop lançado com o Windows 10 May 2020 Update pré-instalado virá com a versão 64 bits do sistema operacional. Você não conseguirá comprar um novo PC com esta atualização rodando a versão 32 bits.
Para quem possui atualmente um PC/laptop que veio com a versão 32 bits do Windows 10 pré-instalada, nada muda. "Isso não afeta os sistemas de clientes que foram lançados com o Windows 10 32 bits", disse a Microsoft em sua documentação. "A Microsoft continua comprometida em fornecer atualizações de recursos e segurança nesses dispositivos, incluindo a disponibilidade contínua de mídia 32 bits em canais não OEM para oferecer suporte a vários cenários de instalação de upgrade", completou a empresa.
Este mini-PC da Intel veio com a versão 32 bits do Windows 10 pré-instalada e foi
possível atualizá-lo para o Windows 10 May 2020 Update sem nenhum problema
Enquanto a Microsoft está trabalhando para unificar suas máquinas com o Windows 10 64 bits, provavelmente para facilitar o processo de atualização para novas versões no futuro, os clientes em qualquer versão não verão muitas mudanças tão cedo. As versões 32 e 64 bits são praticamente idênticas em sua aparência e recursos suportados.
A diferença principal é que o Windows 10 32 bits pode utilizar no máximo 4GB de memória RAM, enquanto o Windows 10 64 bits pode utilizar até 128GB de memória RAM na edição Home, 2TB na edição Pro, 6TB na edição Pro for Workstations, 2TB na edição Education e 6TB na edição Enterprise.
Muitos PCs disponíveis atualmente já trazem a versão 64 bits do Windows 10, com o número de dispositivos oferecidos com a versão 32 bits sendo bem pequeno. A mais recente pesquisa de hardware da plataforma Steam, por exemplo, revelou recentemente que poucos usuários da plataforma utilizam a versão 32 bits do Windows 10:
Quem precisar da versão 32 bits do Windows 10 ainda poderá comprá-la separadamente nas lojas caso seja necessário. O Windows 10 May 2020 Update deve ser lançado nas próximas semanas.
Fonte: Tom's Hardware