A Sony anunciou dois novos sensores inteligentes IMX500 e IMX501 que são os primeiros sensores de imagem equipados com a funcionalidade de processamento de IA (Inteligência Artificial). De acordo com a Sony, esses novos produtos devem ampliar as oportunidades para o desenvolvimento de câmeras com IA nos setores de varejo e equipamentos industriais.
A adição do processamento de IA fica no próprio sensor de imagem, permitindo velocidade e selecionando apenas os dados necessários ao usar serviços em nuvem. Essa nova combinação pode reduz a latência da transmissão de dados e minimizar as preocupações com a privacidade, além de reduzir o consumo de energia e os custos de comunicação.
Sony continua sofrendo com seus celulares: queda de quase 64%...
Xperia 1 II e o Xperia 10 II não consigam atrair os consumidores
Os sensores anunciados são: IMX500 1/2.3-type (7,857 mm na diagonal), com aproximadamente 12,3 megapixels efetivos, e o IMX501 1/2,3-type (7,857 mm na diagonal) também com os 12,3 megapixels efetivos. A Sony começou a enviar amostras do IMX500 em abril e deverá começar os envios do IMX501 em junho.
Os novos sensores da Sony usam uma configuração que utiliza um pixel chip e um logic chip. O produto é o primeiro sensor de imagem do mundo a ser equipado com uma análise de imagem AI e funcionalidade de processamento no chip lógico. O sinal exigido pelo chip de pixel é processado por meio de uma AI no sensor, o que elimina a necessidade de processadores de alto desempenho ou memória externa.
Os sensores podem gravar vídeos em 4K a 60 FPS e 1080p. A câmera também pode capturar imagens com HDR e gerar imagens no formato RAW.