O uso de robótica e inteligência artificial (IA) deveria servir para ajudar a melhorar a vida das pessoas, mas e no caso de quem não é muito bom em esportes? Pensando nisso, o engenheiro e youtuber Shane Wighton criou uma tabela de basquete robotizada que basicamente ajuda você a não errar a cesta.
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O funcionamento é simples: sensores na tabela monitoram a trajetória da bola arremessada e motores ajustam seu ângulo para direcionar a bola para a cesta. O vídeo de Wighton oferece mais detalhes técnicos sobre a tecnologia utilizada por ele e sobre o processo de design.
Por exemplo, todo o processo de rastreamento do arremesso, cálculo do ângulo e ajuste da tabela tem que ocorrer em apenas 600 milissegundos. Isso significa que Wighton realmente teve que otimizar muito seu design para torná-lo mais leve e fácil de mover.
Todo o processo de rastreamento do arremesso, cálculo do ângulo e ajuste da tabela tem que ocorrer em apenas 600 milissegundos.
É por isso que os motores que alimentam a coisa toda estão ligados à estrutura traseira em vez da tabela em si. É por isso também que a estrutura de suporte é oca – tudo com o objetivo de tornar a tabela mais leve e para permitir que seu ângulo seja ajustado rapidamente. No lado do software, ele é alimentado por um Microsoft Kinect. O reconhecimento facial do sensor identifica se Wighton ou sua esposa está fazendo o arremesso.
Uma solução similar, mencionada pelo youtuber em seu vídeo, foi criada em 2017 pelo também youtuber Mark Rober. Neste caso a solução envolve uma tabela de dardos que se move para que o dardo arremessado sempre acerte o centro do alvo: