Satélites Starlink ficam visíveis do Brasil e pessoas se assustam
Créditos: @Astronomiaum

Satélites Starlink ficam visíveis do Brasil e pessoas se assustam

Frota espacial de Elon Musk poderá ser avistada mais vezes nos próximos dias; veja quando

Algumas pessoas foram pegas de surpresa durante este domingo (10) de dia das mães, luzes apareceram no céu do Brasil em uma movimentação estranha, apontada por muitos como uma visita extraterrestre. Apesar disso, quem acompanha o site aqui já sabia que se tratava de um conjunto de satélites da empresa Starlink, visíveis a olho nu assim mesmo em alguns períodos. A frota espacial faz parte de um projeto de Elon Musk que promete oferecer internet de baixa latência ao mundo todo, mas não de graça, apesar de garantir que oferecerá a um preço acessível.

Continua após a publicidade

Diferente de chuvas de meteoros, que acontecem de tempos em tempos, os satélites vieram para ficar e serão visíveis diversas vezes durante o ano. Eles seguem uma rota específica que pode ser acompanhada através de um aplicativo próprio chamado Find Starlink. O app tem uma versão para navegador e dá as coordenas de quando e por onde os satélites vão passar em seguida, você pode saber o momento exato em que estarão visíveis de onde você mora. Para saber, basta colocar sua localização em coordenas ou selecionar o seu estado.

Apesar disso, o site também chama atenção para alguns detalhes, não há como prever com 100% de certeza por onde os satélites passam, eles podem mudar de órbita a qualquer momento, exigindo uma nova previsão. A visibilidade deles também depende do quanto refletem a luz solar, da angulação, caso fiquem em uma posição em que refletem bastante luz são bastante visíveis. Os melhores horários de observação costumam ser no entardecer e no nascer do sol.

User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.