OMS trabalha em app com informações sobre Coronavírus e (possivelmente) rastreamento de contatos
Créditos: Getty Images

OMS trabalha em app com informações sobre Coronavírus e (possivelmente) rastreamento de contatos

Aplicativo deve ser lançado ainda neste mês

De acordo com informações recente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) está trabalhando em um aplicativo que orientará os usuários (particularmente aqueles em países com recursos limitados) sobre os sintomas do Coronavírus (COVID-19) para ajudá-los a descobrir se eles têm a doença ou não. O aplicativo deve ser lançado ainda neste mês de maio e os governos também poderão utilizar a tecnologia dele para seus próprios aplicativos.

07/05/2020 às 17:54
Notícia

Reino Unido pode usar API de Apple e Google para rastrear pes...

Governo da região teria pagado para fornecedor de TI investigar se vale usar tecnologia

Vale a pena notar que este aplicativo não é um substituto para um teste COVID-19. O aplicativo fará perguntas sobre condição atual do usuário e oferecerá informações, incluindo possíveis locais para realização de testes, com base no seu país.

Isso pode ser útil principalmente para pessoas em países sem infraestruturas tecnológicas ou educacionais mais robustas. A disseminação de informações falsas pode ocorrer em qualquer lugar, por isso ter uma fonte oficial como este aplicativo da OMS pode ajudar quem está em dúvida sobre possíveis sintomas da doença, que em alguns casos lembram os sintomas de uma gripe ou de um resfriado.

Ter uma fonte oficial como este aplicativo da OMS pode ajudar quem está em dúvida sobre possíveis sintomas da doença.

Outro detalhe sobre o aplicativo é que a OMS está considerando a inclusão de um recurso baseado em Bluetooth para rastreamento de contatos. O rastreamento de contatos tem sido parte importante dos esforços da Coreia do Sul para conter o vírus, mas tentativas semelhantes em lugares como Dakota do Norte, nos Estados Unidos, não se saíram tão bem.

Índia, Austrália e Reino Unido já lançaram aplicativos oficiais com informações sobre o vírus usando sua própria tecnologia. Estes aplicativos incluem recursos como dizer às pessoas se devem ou não fazer o teste com base em seus sintomas e registrar os movimentos das pessoas para permitir um rastreamento de contato mais eficiente.

OMS trabalha em app com informações sobre Coronavírus e (possivelmente) rastreamento de contatos

Continua após a publicidade

Vários países estão intensificando o rastreamento de contatos, ou o processo de encontrar, testar e isolar indivíduos que cruzaram caminhos com um indivíduo infectado. Isso é visto como vital para abrir economias com segurança, e aplicativos que automatizam partes do processo podem acelerar os esforços.

A OMS espera que seu aplicativo atraia interesse de muitos países, incluindo alguns na América do Sul e África, onde os números de casos estão aumentando. Eles podem não ter tecnologia e engenheiros para desenvolver aplicativos deste tipo ou podem estar passando por dificultadas para oferecer testes e informações.

O Coronavírus já infectou mais de 4 milhões de pessoas em todo o mundo e o número de mortos passou de 284.000. No Brasil, o número de infectados passou de 162.000 e o número de mortos já passou de 11.000.

Fonte: Mashable, Reuters
User img

Fabio Rosolen

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.