Covid-19: ataques à estrutura 5G e funcionários de empresas cresce devido a teoria conspiratória
Créditos: Wired | acfcs

Covid-19: ataques à estrutura 5G e funcionários de empresas cresce devido a teoria conspiratória

Os abusos incluem xingamentos, ameaças e até violência física

A teoria conspiratória que relaciona a 5G à disseminação do coronavírus ganhou as redes sociais nos últimos tempos, mas suas consequências tem se agravado de forma assustadora à medida que enfrentamos a atual pandemia. Diversos ataques à infraestrutura 5G foram registrados no Reino Unido, além de muitos casos de abuso e violência contra funcionários de empresas ligadas à tecnologia.

13/04/2020 às 15:56
Notícia

Torres 5G são atacadas por manifestantes na Holanda por "faze...

Ativistas também apontam a possibilidade de invasão de privacidade

De forma geral, a teoria disseminada através do Facebook e Youtube sugere que a infraestrutura 5G e funcionários de algumas empresas como Openreach estão, de alguma forma, espalhando o vírus responsável pela atual pandemia global. Desde que ela surgiu, várias antenas de telefone no Reino Unido foram atacadas por incendiários - houveram 77 ataques e 180 relatos de abuso contra funcionários desde 30 de março. Entre 20 de abril e 5 de maio, podem ser contabilizados mais 16 ataques - com os que falharam, o número sobe para 74.

A Openreach, responsável por grande parte da infraestrutura de banda larga do Reino Unido, registrou 63 casos de abuso direcionados a sua equipe, em horário de trabalho, desde 1º de abril.

Os relatos de funcionários incluem ameaças, xingamentos e, em alguns casos, até violência física. Um indivíduo, por exemplo, ameaçou jogar um tijolo na cabeça de um engenheiro da Openreach e o ameaçou com uma garrafa posteriormente. Outro aprendiz de engenheiro de rede recebeu uma cuspida na cara.

22/04/2020 às 20:51
Notícia

Twitter deverá remover publicações que causem alarde em relaç...

Manifestantes protestam contra conexão 5G afirmando que ela é prejudicial à saúde

Continua após a publicidade

Na última semana, mais de 54.000 postagens relacionadas à 5G e ao coronavírus apareceram no Facebook, gerando mais de dois milhões de interações.As redes sociais citadas já se comprometeram a tomar medidas mais severas contra publicações que levem informações mentirosas sobre o Covid-19 ao público em geral, no entanto a teoria conspiratória ainda ganha espaço tanto online quanto no mundo real.

Via: Wired
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.