Reino Unido pode usar API de Apple e Google para rastrear pessoas com Covid-19
Créditos: Tech Crunch

Reino Unido pode usar API de Apple e Google para rastrear pessoas com Covid-19

Governo da região teria pagado para fornecedor de TI investigar se vale usar tecnologia

O Governo do Reino Unido estaria repensando a sua decisão de esnobar a API desenvolvida por Apple e Google para rastrear usuários que têm ou podem ter contraído o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Segundo o Financial Times, as autoridades da região pagaram um fornecedor da área de TI para investigar se é válido usar a tecnologia que está disponível para os sistemas operacionais móveis Android e iOS.

09/04/2020 às 15:32
Notícia

Hackers estão explorando a pandemia para invadir computadores...

Autoridades do Reino Unido e EUA alertam sobre mensagens falsas

Essas APIs de rastreamentos de contatos são usadas para criar aplicativos que usam os sinais de Bluetooth dos smartphones para estimar a proximidade do usuário com outras pessoas. Caso uma dessas outras pessoas tenham contraído a Covid-19 ou estado próximo de alguém que possa estar infectado, essa pessoa é avisada para ficar de quarentena e evitar passar a doença para alguém.

A Agência de Saúde do Reino Unido está trabalhando num aplicativo chamado NHS Covid-19, que foi criticado por usar um sistema de arquitetura de aplicativo centralizada. De acordo com o site Tech Crunch, isso significa que os desenvolvedores estão tendo que encontrar maneiras de burlar limitações que as plataformas impõem ao acesso ao Bluetooth em plano de fundo.


Fonte: FR24News

Afinal, a API cross-platform da Apple e da Google só pode ser usada com sistemas de aplicativo descentralizados. Isso é para evitar exatamente uma das maiores preocupações que os cidadãos britânicos têm com o NHS Covid-19. O app permite que o governo da região crie uma base de dados sem precedentes dos seus habitantes, que pode ter um forte efeito nos direitos humanos e na privacidade dessa pessoas.

O Reino Unido também está completamente isolado dentro de um contexto europeu, já que a Alemanha recentemente anunciou que está mudando para um modelo descentralizado. A nação alemã se juntou a uma série de outros membros da União Europeia que optaram por uma abordagem P2P, como Estônia, Irlanda e Suíça.

A API desenvolvida pela Apple e pela Google tem o seu lançamento previsto para o final do mês de maio. Ela é projetada para remover as restrições na maneira como eventos relacionados a contatos são salvos nos smartphones.

Só que essa API só poderá ser usada em aplicativos que não salvam os dados pessoais dos usuários em servidores centrais. Ela também proíbe o rastreamento de localização.

Continua após a publicidade
Via: Tech Crunch
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.