Créditos: DJI

DJI lança drone MATRICE 300 RTK e câmeras hibridas para mercado industrial

Essa é a primeira câmera híbrida para drones apresentada pela empresa

Leitura Rápida

  • DJI lança novos produtos para a sua série empresarial
  • Drone conta com diversas funcionalidades para facilitar o dia a dia de empresas de segurança
  • Ele também pode ser usado para perseguir alvos, dando informações de localização em tempo real
  • A câmera híbrida possui diversas lentes, que podem ser usadas ao mesmo tempo
  • Ela oferece ângulos diferentes, como a lente grande-angular e zoom
  • Os produtos já estão disponíveis para a pré-venda e a DJI não revelou o preço sugerido

A DJI acaba de anunciar seus novos equipamentos industriais e profissionais. A empresa apresentou o Matrice 300 RTK (M300 RTK) e a série Zenmuse H20 – uma câmera híbrida com vários sensores. Essa solução multifuncional foi projeta para atender demandas comerciais, portanto algumas funções são específicas para esses modelos.

Além de poder ser usado para filmagens de alta resolução, os usos do drone não se limitam apenas a produtores de conteúdo. Ele foi desenvolvido pensando nas necessidades de empresas de segurança e, até mesmo, o Estado. O M300 RTK age como um parceiro, facilitando tarefas do dia a dia.

A DJI está oferecendo o drone e câmera hibrida separadamente, apesar disso, eles funcionam melhor usados em conjunto. A empresa explica as funções que eles podem desempenhar quando são usados como um:


Marcação & Rastreio inteligentes: essas funções inteligentes melhoram a sincronização de inteligência aérea em missões coordenadas. Isso significa que a filmagem é precisa, permitindo marcar alvos, compartilhar dados de localização instantaneamente, detectar e rastrear automaticamente um objeto em movimento. Assim, facilita o trabalho em terra de desaparecimento, perseguição de suspeitos, entre outras muitas funções.
Inspeção inteligente: usando essa função é possível otimizar tarefas rotineiras. O drone coleta os dados, grava as missões ao vivo e reporta os modelos automáticos em tempo real. 
Verificação pontual por IA: verifica e coleta dados de um mesmo trajeto, repetidas vezes. Usando essa função é possível aprimorar funções automáticas. Ele também grava fotos e modelos de missões, detectando um alvo de interesse. Durante missões de voos automáticas subsequentes, algoritmos de IA realizam uma comparação entre o alvo marcado e a exibição ao vivo atual, corrigindo a orientação da câmera de acordo com essas informações para obter resultados precisos e consistentes. A Trajetória 2.0 oferece até 65.535 pontos de referência

Para essas funções estarem ativas é necessário que o drone seja usado juntamente com a câmera desenvolvida especialmente para ele. É possível adquirir as peças separadamente.

Continua após a publicidade

M300 RTK

O M300 RTK possui percepção situacional aérea. Ele é equipado com um visor de voo primário (PFD) que reúne os dados de voo e navegação em tempo real em uma única exibição integrada. Além de dados de telemetria padrão, como altitude e velocidade, o M300 RTK oferece informações sobre obstáculos para visualizar nas imediações durante o voo. Isso ajuda o o piloto a ajustar a trajetória, caso seja necessário. 

O M300 RTK pode ser controlado por dois pilotos

A DJI também oferece o modo de operação avançado duplo. Essa funcionalidade é exclusiva para os equipamentos empresariais. O M300 RTK pode ser controlado por dois pilotos, mas não exatamente ao mesmo tempo. É necessário que um conceda acesso ao outro, para que ele tenha comando do voo.

Essa transferência de comando é exibida por uma série de ícones no Controle Inteligente DJI Enterprise. Caso o um piloto perca o controle por falta de bateria ou conexão, o outro assumirá o comando total. Além disso, ao treinar novos pilotos, o instrutor piloto principal pode tomar o comando do voo de forma segura, se o piloto aprendiz perder o controle em alguma situação.

Melhorias de segurança e confiabilidade:

  • Encriptação AES-256: para a transmissão segura de dados do uplink de controle e comando, e downlink de transmissão de vídeo.
  • AirSense (tecnologia ADS-B): para segurança melhorada do espaço aéreo.
  • Farol anticolisão: para maior visibilidade da aeronave, especialmente em situações com pouca luz.
  • Classificação de proteção IP45 e bateria com aquecimento automático: para condições climáticas adversas (de -20ºC a 50ºC).
  • Sistema de detecção e posicionamento em 6 direções: oferece um alcance de detecção máximo de até 40 metros horizontalmente, com opções para personalizar o comportamento de detecção da aeronave através do DJI Pilot.

O M300 RTK oferece um Sistema de Gerenciamento Efetivo de UAV (UHMS) para otimizar a manutenção da frota. Ele grava os dados de voo da aeronave ao longo de seu ciclo de vida, utilizando os sistemas de hardware e software do drone para compreender o desempenho atual da aeronave e, determinar quando ela deve ser submetida a uma manutenção.

Continua após a publicidade

Isso permite que os usuários obtenham um panorama de todos os sistemas importantes da aeronave. Além de gerenciar atualizações de firmware de uma frota inteira, rastrear rotas dos pilotos e avaliar missões de voo, ele também ajuda a manter o equipamento com bom funcionamento.

Zenmuse H20

Para acompanhar um drone de alta performance, a DJI apresentou um equipamento de câmeras à altura. A série Zenmuse H20 oferece a primeira solução com vários sensores da DJI, permitindo a captura de qualquer tipo de imagem para aplicações industriais. Ela também pode ser usada em missões de segurança pública, onde a gestão de tempo eficiente e o acesso imediato a diversas camadas de visão podem ser decisivas. Ela possui a classificação IP44, que protege os revestimentos de respingos de água.

A câmera está disponível em duas versões, sendo elas:

  • A H20, com um sensor triplo com câmera de 20 MP e zoom óptico híbrido com ampliação de até 23x, imagem ampla de 12 MP e telêmetro a laser que, segundo a empresa, alcança distâncias de 3 a 1200 metros
  • H20T, conta um sensor quad que adiciona uma câmera termográfica radiométrica de 640x512, permitindo que os operadores enxerguem elementos difíceis de ser percebidos a olho nu, devido à alta sensibilidade térmica. Tem definição de vídeo a 30 fps.

Ela conta também com uma nova interface de usuário, feita exclusivamente para a série. O principal objetivo é simplificar o manuseio de diferentes ângulos de lentes. Ela permite que os pilotos alternem rapidamente entre as câmeras, simplificando o processo de ampliação e distanciamento. Isso porque é possível visualizar o FOV do zoom na filmagem da câmera termográfica ou também ter o a visão grande-angular.

A Série Zenmuse H20 oferece funções extras, como:

  • Grade de fotos: disponível em alta resolução
  • Captura em um clique: permite captar fotos de até três câmeras simultaneamente, sem precisar alternar manualmente entre exibições da câmera ou repetir uma missão.
  • Cena noturna: usa tecnologias de pós-processamento para tornar a visibilidade mais nítida quando as condições de iluminação não estiverem ideais

A DJI não revela qual é o preço sugerido do seu novo equipamento. Ela informa apenas que M300 RTK e a Série Zenmuse H20 estão disponíveis para pré-venda por meio de revendedores autorizados DJI Enterprise no Brasil. Para quem adquirir os equipamentos durante a pré-venda, vai começar a receber ainda no segundo trimestre de 2020, ou seja, até junho deste ano. Você pode entrar em contato com o revendedor autorizado mais próximo neste link.

User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.