USB 4.0 Tipo-C chega em 2021 com suporte a DisplayPort 2.0 e monitores até 16K

USB 4.0 Tipo-C chega em 2021 com suporte a DisplayPort 2.0 e monitores até 16K

Novidade vai permitir diversas funções por apenas um cabo

O padrão USB 4.0 Tipo-C está programado para chegar ao mercado em 2021, de acordo com informações da VESA (Video Electronics Standards Association) ao site CNET. A nova versão da tecnologia deve trazer suporte para o padrão DisplayPort 2.0, possibilitando alcançar resoluções de até 16K com a conexão. 

17/01/2020 às 14:33
Notícia

Primeiros computadores com conexão USB 4.0 devem chegar ainda...

Tecnologia chegará junto com as placas-mãe com chipsets AMD de série 600

Essa nova conexão deve beneficiar profissionais do audiovisual, já que os vídeos poderão ser editados e publicados em resoluções mais altas, além de serem assistidos por quem possui dispositivos capazes de reproduzir até os 16K.

O padrão DisplayPort 2.0 conta com suporte para resolução 8K em 60Hz e também 16K. A adoção do padrão integrado ao USB 4.0 promete revolucionar a velocidade de transferência de dados.

Com as tecnologias de nova geração, as conexões permitem que dispositivos mais finos sejam criados. O mercado de games também pode ser beneficiado com o novo padrão, já que os jogadores deverão ter acesso a hardwares mais leves e menores no futuro graças à integração da DisplayPort 2.0 com o USB 4.0. 

Com a interação direta na porta USB, é possível que as empresas comecem a produzir notebooks ainda mais finos, sem falar em placas de vídeo para computadores que devem abolir a DisplayPort dedicada. Toda conexão vai acontecer em apenas um cabo com suporte às duas funções, além de garantir mais velocidade de transferência.

O novo formato chega a transmitir até 40 Gbps usando a tecnologia SuperSpeed USB e até 80 Gbps utilizando todas as quatro camadas de alta velocidade do cabo.

Via: Adrenaline
User img

Mariela Cancelier

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.