Mavic Air 2 não trará sensor ADS-B que detecta aviões e helicópteros no Brasil - Entenda
Créditos: DJI

Mavic Air 2 não trará sensor ADS-B que detecta aviões e helicópteros no Brasil - Entenda

Os primeiros modelos do drone terão a funcionalidade apenas na América do norte

Leitura Rápida

  • A DJI homologou dois modelos do seu drone Mavic Air 2
  • Um modelo possui a tecnologia AirSense ADS-B (que identifica aeronaves tripuladas) e outro vem sem essa funcionalidade
  • O modelo brasileiro está sem a tecnologia
  • A empresa disse que isso aconteceu devido a pandemia de Covid-19, que limitou a fabricação dos sensores
  • Para não adiar o lançamento do drone, a empresa optou por ofertar modelos com o ADS-B apenas para o mercado norte-americano
  • Em outros mercados, como no brasileiro, essa medida é optativa para as aeronaves, tornando a tecnologia menos útil

A DJI já tinha feito um comunicado informando que todos os drones, com mais de 250 gramas, fabricados em 2020, teriam a tecnologia AirSense ADS-B. Essa funcionalidade detecta outras aeronaves, como aviões e helicópteros e informa ao usuário a presença delas, desde que as mesmas também tragam esses sensores. Assim, os voos ficam mais seguros, diminuindo a possibilidade de acidentes de colisão entre um drone e uma aeronave tripulada. Apesar disso, a empresa homologou dois modelos do Mavic Air 2 (que tem mais de 250g), uma versão sem o ADS-B e outra com.

O primeiro lote do Mavic Air 2 não será igual para todo o mundo. A empresa selecionou apenas a América do Norte para receber o drone com AirSense ADS-B. Isso descumpre o anúncio feito pela própria empresa, que informava que todos os modelos teriam a tecnologia. A DJI explica - em uma nota de rodapé, com letras bem pequenas -, em seu comunicado de imprensa, o motivo pela decisão.

A empresa explicou que a intenção era que todos os drones fossem equipados com o ADS-B. Apesar disso, a produção foi interrompida devido a pandemia de Covid-19. Isso obrigou que a empresa tomasse uma atitude. Uma possibilidade era adiar o lançamento do drone e, uma outra opção, era apresentar dois modelos.

03/05/2020 às 16:32
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A empresa optou pela segunda opção. Como mencionado pela DJI, todos os demais aspectos são idênticos. A única alteração feita entre os modelos vendidos é a presença, ou ausência do ADS-B. 

A escolha de oferecer a tecnologia apenas para a América do Norte, se deu pelas leis implementadas nesses países. A regulamentação para aeronaves nos EUA é extremamente rígida e obriga uma série de medidas de segurança extra, que são optativas em outros países. 

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Para que o ADS-B funcione, as aeronaves precisam estar equipadas com o sistema. Assim, o recurso consegue identificá-las. Caso contrário, não há como o drone ter a informação, tornando a funcionalidade sem muita utilidade. Isso é o que acontece no Brasil. Nem todos os aviões e helicópteros possuem o sistema. Isso tornaria o recurso útil em muitos casos, mas não seria 100% funcional.

Por esse motivo, a DJI resolveu retirar o recurso para esses mercados, mantendo para a América do Norte, onde todas as aeronaves são obrigadas a utilizar o sistema. Assim, o AirSense ADS-B  é destinado a mercados que ele será realmente efetivo. Enquanto os países que o recurso não seria totalmente eficaz, aguardará os próximos modelos.

Fonte: DJI
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Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

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