Tosse de infectados pode contaminar a todos dentro de um avião; veja simulação
Créditos: PortalTucuma

Tosse de infectados pode contaminar a todos dentro de um avião; veja simulação

Ambiente fechado e ventilação interna ajudam o vírus a se espalhar por toda cabine

A Universidade de Purdue, de Indiana, nos Estados Unidos, simulou o que acontece com a tosse de alguém dentro de um avião. O resultado mostra que este é um dos cenários mais propícios para um vírus se espalhar, veja na imagem abaixo.

Os estudos mostram que nesse período de pandemia pode mesmo ser arriscado para a saúde pegar um voo, a tosse de uma única pessoa infectada pode se espalhar por um bloco inteiro do avião. O ambiente fechado e um alto número de pessoas em um único lugar faz com que seja alto o número de pessoas infectadas caso alguém esteja portando o vírus. O vídeo destaca que as pessoas mais próximas acabam sendo mais atingidas.

A simulação é feita com base em vírus aéreos, SARS e gripe aviária, por exemplo. Apesar de estarmos vivendo em tempos de COVID-19, cientistas não podem garantir que esse é o mesmo comportamento desse vírus, mas tudo indica que sim. As gotículas de saliva, segundo a OMS, são os principais meios de transmissão do novo coronavírus, não costumam ir muito longe do ponto de propagação. Nesse caso, a ventilação interna do avião colabora para que esse ar contaminado circule por mais pessoa.

YouTube gerou receita de US$ 4 bilhões
com publicidade no primeiro trimestre de 2020

Qingyan Chen, um dos principais nomes da pesquisa, alerta que espirros ou tosses de uma pessoa permanecem no ar por ao serem lançadas por serem muito pequenas. Dessa forma, pessoas que visitarem o mesmo lugar após um período de tempo, podem entrar em contato com as gotículas.

De qualquer forma, ainda há muito que ser descoberto sobre o vírus enfrentado atualmente, especialistas explicam que o vírus pode se manter suspenso no ar em ambiente fechado por até 3 horas. Dependendo do material em que se acomoda, pode durar até 3 dias, é o caso do plástico e aço inoxidável. Em papelão o novo vírus permanece vivo por até 24 horas.

Via: Vogue Fonte: GauchaZh

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.