Vídeo liberado pelo Pentágono mostra um OVNI ou é apenas ilusão óptica?

Vídeo liberado pelo Pentágono mostra um OVNI ou é apenas ilusão óptica?

Programador de games tentou explicar a possível ilusão criada nas filmagens

O Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, divulgou nesta semana três vídeos do que eles consideravam inicialmente como "fenômenos aéreos inexplicáveis", em outras palavras, "OVNIs". De acordo com uma reportagem do jornal The Guardian, o Pentágono liberou essas imagens para "esclarecer quaisquer equívocos do público" que acharam que imagens vazadas anteriormente relacionadas a objetos voadores não identificados eram de verdade.

18/09/2019 às 08:48
Notícia

Marinha dos EUA confirma autenticidade de três vídeos de OVNIS

Conteúdo foi revelado em 2017 pelo New York Times

Os três vídeos liberados pelo Departamento de Defesa dos EUA são chamados de Flir, Go Fast e Gimbal. E embora o assunto tenha tomado conta das redes sociais e canais de TV durante os últimos dias, alguns céticos contestaram a existência de algo "não identificado" e defenderam que o que vemos no vídeo pode ser entendido com explicações ópticas relacionadas à velocidade e movimento do objeto.

É o caso do programador de games, escritor e cético Mick West, que publicou um vídeo em seu canal no YouTube dando explicações científicas sobre o que vemos nas gravações liberadas pelo Pentágono. De acordo com ele, uma ilusão de ótica não intencional aconteceu durante o evento. 

De acordo com suas explicações, a baixa qualidade influencia muito no entendimento do conteúdo do vídeo. Basicamente, ele diz que acontecem certas distorções de imagem que mostram um tamanho e forma diferentes do que o objeto realmente é, e o que parece um OVNI, na verdade é um avião.

Veja o vídeo explicativo de Mick West abaixo (em inglês):

Velocidade e movimento também podem ser facilmente explicados por configurações ópticas incomuns como o fenômeno Parallax. Erro de paralaxe é um erro que ocorre pela observação errada na escala de graduação causada por um desvio optico causado pelo ângulo de visão do observador.

Continua após a publicidade

O fenômeno faz com que objetos em movimento rápido pareçam se mover muito lentamente ou pode fazer com que objetos estáticos pareçam estar se movendo rapidamente. Essa técnica é usada no cinema, por exemplo, onde muitos diretores produzem um Parallax de maneira proposital.

Fonte: DIY Photography
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

RTX série 30: confira as TECNOLOGIAS que chegam com as novas placas de vídeo da Nvidia

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.