Créditos: Volkswagen

VW Play: conheça o sistema inteligente da Volkwagen que estreará no Nivus

Além de funcionar com Android Auto e Apple CarPlay, a plataforma possui uma loja de aplicativos própria

Leitura Rápida

  • A central inteligente VW Play traz uma loja própria de apps que pode ser utilizada via Wi-Fi
  • A plataforma também é a primeira da Volkswagen a funcionar sem fio com Android Auto e Apple CarPlay
  • A novidade estreia com o Nivus 2021, mas deve chegar em outros carros futuramente
  • O lançamento não será atrasado pelo coronavírus, garante o presidente da fabricante na América Latina

A Volkswagen apresentou nesta quarta (29) o Nivus 2021, seu novo carro que além de chamar a atenção pelo design esportivo, também é o local de estreia da VW Play, nova iniciativa da montadora para ganhar espaço no mercado de carros inteligentes. Além de trazer compatibilidade com tecnologias conhecidas, a plataforma aposta na autonomia e conta com uma loja de aplicativos própria.

Enquanto o Nivus 2021 chama atenção por ser um SUV com design esportivo e fabricação brasileira, a VW Play quer ganhar os olhos (e o bolso) dos usuários que são entusiastas da tecnologia. Abaixo, você confere algumas das funções que estarão presentes no sistema multimídia.

Independência

O VW Play se destaca, primeiramente, por ser um sistema com a possibilidade de uso independente de smartphones. O painel conta com tela de até 10 polegadas e vem com 10 GB de armazenamento interno, que pode ser utilizado para guardar arquivos multimídia.


(Imagem: Volkswagen/Divulgação)

O armazenamento interno também serve para baixar os aplicativos compatíveis com o sistema, que são organizados em uma loja própria da VW Play. O sistema conectado pode ser utilizado com uma conexão Wi-Fi ou internet proveniente do smartphone. Segundo a Volkswagen do Brasil, o recurso contará com aplicativos úteis para os motoristas, além de extras para garantir entretenimento e interações especiais pensadas para o uso dentro do veículo.

Entre os apps focados na direção, a Volkswagen já confirmou que o VW Play conta com suporte para o Waze, Meu VW, a plataforma de estacionamento Estapar e também a Porto Seguro, que fornece assistência 24 horas. Já na parte do entretenimento, os usuários terão opções com o streaming Deezer e os serviços de audiobooks e podcasts Ubook e 12 Minutos.


(Imagem: Volkswagen/Divulgação)

Apps como Spotify ficaram de fora do serviço no momento, mas existe a chance de uma adição futura. Como a VW Play se trata de uma nova plataforma que funciona sem smartphone, a tendência é que a Volkswagen feche parcerias para trazer mais serviços para sua central.

A empresa, inclusive, anunciou uma curiosa parceria com a iFood para trazer o aplicativo de comidas para o carro. Com a novidade, o usuário pode realizar pedidos da plataforma diretamente do veículo.

Continua após a publicidade

Conexão com Apple CarPlay e Android Auto


(Imagem: Volkswagen/Divulgação)

Além de trazer independência do celular, a nova central da Volkswagen também incorpora sistemas conhecidos no mundo dos smartphones. A empresa anunciou que o VW Play será a primeira plataforma da companhia a suportar conexão sem fio do Apple CarPlay e Android Auto.

Com a novidade, o motorista não precisa de um cabo para realizar a sincronização do celular com o painel, como acontecia nos modelos anteriores. A nova solução da Volkswagen também inclui a criação de perfis de usuários, o que facilita a organização da interface e consumo de conteúdo.


(Imagem: Volkswagen/Divulgação)

Outra função  wireless que estará presente na central inteligente do Nivus é o carregamento por indução. A ferramenta permitirá que o usuário energize seu celular apenas colocando o aparelho no painel, basta que o dispositivo tenha suporte.

Seguindo os padrões de sistemas para carros, o VW Play também possui funções que são voltadas para o gerenciamento do veículo. Utilizando o sistema inteligente, o motorista pode consultar o manual do veículo, ver dados de viagens e realizar funções como monitorar a pressão dos pneus.

Disponibilidade

O sistema VW Play fará sua estreia no mercado ainda no primeiro semestre deste ano com a chegada do SUV Nivus 2021, que será posicionado no mercado entre o Polo e o T-Cross. Futuramente, a central será incorporada em outros modelos da marca.


(Imagem: Volkswagen/Divulgação)

Segundo o Car Blog, o carro será fabricado no Brasil e chegará em três versões, com preços entre R$ 79.990 e R$ 97.990. O site conversou com concessionárias e aponta que o VW Play será uma compra opcional, mas a Volkswagen não confirmou a informação. Até o momento, a empresa apenas disse que a chegada do novo veículo não será adiada por causa do Coronavírus. Segundo Pablo Di Si, presidente da Volkswagen na América Latina, o produto "não vai atrasar um dia".

Via: Car Blog, Auto Esporte
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

40 ATALHOS do WINDOWS 10 para você virar um EXPERT no SISTEMA OPERACIONAL

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.