Leitura Rápida
- A central inteligente VW Play traz uma loja própria de apps que pode ser utilizada via Wi-Fi
- A plataforma também é a primeira da Volkswagen a funcionar sem fio com Android Auto e Apple CarPlay
- A novidade estreia com o Nivus 2021, mas deve chegar em outros carros futuramente
- O lançamento não será atrasado pelo coronavírus, garante o presidente da fabricante na América Latina
A Volkswagen apresentou nesta quarta (29) o Nivus 2021, seu novo carro que além de chamar a atenção pelo design esportivo, também é o local de estreia da VW Play, nova iniciativa da montadora para ganhar espaço no mercado de carros inteligentes. Além de trazer compatibilidade com tecnologias conhecidas, a plataforma aposta na autonomia e conta com uma loja de aplicativos própria.
Enquanto o Nivus 2021 chama atenção por ser um SUV com design esportivo e fabricação brasileira, a VW Play quer ganhar os olhos (e o bolso) dos usuários que são entusiastas da tecnologia. Abaixo, você confere algumas das funções que estarão presentes no sistema multimídia.
Independência
O VW Play se destaca, primeiramente, por ser um sistema com a possibilidade de uso independente de smartphones. O painel conta com tela de até 10 polegadas e vem com 10 GB de armazenamento interno, que pode ser utilizado para guardar arquivos multimídia.
(Imagem: Volkswagen/Divulgação)
O armazenamento interno também serve para baixar os aplicativos compatíveis com o sistema, que são organizados em uma loja própria da VW Play. O sistema conectado pode ser utilizado com uma conexão Wi-Fi ou internet proveniente do smartphone. Segundo a Volkswagen do Brasil, o recurso contará com aplicativos úteis para os motoristas, além de extras para garantir entretenimento e interações especiais pensadas para o uso dentro do veículo.
Entre os apps focados na direção, a Volkswagen já confirmou que o VW Play conta com suporte para o Waze, Meu VW, a plataforma de estacionamento Estapar e também a Porto Seguro, que fornece assistência 24 horas. Já na parte do entretenimento, os usuários terão opções com o streaming Deezer e os serviços de audiobooks e podcasts Ubook e 12 Minutos.
(Imagem: Volkswagen/Divulgação)
Apps como Spotify ficaram de fora do serviço no momento, mas existe a chance de uma adição futura. Como a VW Play se trata de uma nova plataforma que funciona sem smartphone, a tendência é que a Volkswagen feche parcerias para trazer mais serviços para sua central.
A empresa, inclusive, anunciou uma curiosa parceria com a iFood para trazer o aplicativo de comidas para o carro. Com a novidade, o usuário pode realizar pedidos da plataforma diretamente do veículo.
Conexão com Apple CarPlay e Android Auto
(Imagem: Volkswagen/Divulgação)
Além de trazer independência do celular, a nova central da Volkswagen também incorpora sistemas conhecidos no mundo dos smartphones. A empresa anunciou que o VW Play será a primeira plataforma da companhia a suportar conexão sem fio do Apple CarPlay e Android Auto.
Com a novidade, o motorista não precisa de um cabo para realizar a sincronização do celular com o painel, como acontecia nos modelos anteriores. A nova solução da Volkswagen também inclui a criação de perfis de usuários, o que facilita a organização da interface e consumo de conteúdo.
(Imagem: Volkswagen/Divulgação)
Outra função wireless que estará presente na central inteligente do Nivus é o carregamento por indução. A ferramenta permitirá que o usuário energize seu celular apenas colocando o aparelho no painel, basta que o dispositivo tenha suporte.
Seguindo os padrões de sistemas para carros, o VW Play também possui funções que são voltadas para o gerenciamento do veículo. Utilizando o sistema inteligente, o motorista pode consultar o manual do veículo, ver dados de viagens e realizar funções como monitorar a pressão dos pneus.
Disponibilidade
O sistema VW Play fará sua estreia no mercado ainda no primeiro semestre deste ano com a chegada do SUV Nivus 2021, que será posicionado no mercado entre o Polo e o T-Cross. Futuramente, a central será incorporada em outros modelos da marca.
(Imagem: Volkswagen/Divulgação)
Segundo o Car Blog, o carro será fabricado no Brasil e chegará em três versões, com preços entre R$ 79.990 e R$ 97.990. O site conversou com concessionárias e aponta que o VW Play será uma compra opcional, mas a Volkswagen não confirmou a informação. Até o momento, a empresa apenas disse que a chegada do novo veículo não será adiada por causa do Coronavírus. Segundo Pablo Di Si, presidente da Volkswagen na América Latina, o produto "não vai atrasar um dia".
Via: Car Blog, Auto Esporte