VESA lança DisplayPort Alt Mode versão 2.0 com suporte a telas 8K e 16K

VESA lança DisplayPort Alt Mode versão 2.0 com suporte a telas 8K e 16K

Nova versão habilita tecnologias como maiores taxas de atualização e conexão via novo USB 4.0

A VESA (Video Electronics Standards Association) anunciou o lançamento da versão 2.0 do padrão DisplayPort Alternate Mode - conhecido como Alt Mode.

O DisplayPort Alt Mode 2.0 fornece interoperabilidade com a nova especificação USB 4 e habilita todos os recursos da versão mais recente do padrão DisplayPort (versão 2.0) através do USB Type-C.

17/01/2020 às 14:33
Notícia

Primeiros computadores com conexão USB 4.0 devem chegar ainda...

Tecnologia chegará junto com as placas-mãe com chipsets AMD de série 600

Com o DisplayPort Alt Mode, o conector USB-C pode transmitir até 80 Gigabits por segundo (Gbps) de dados de vídeo DisplayPort utilizando todas as quatro faixas de alta velocidade no cabo ou até 40 Gbps com entrega simultânea de dados SuperSpeed USB.

De acordo com a VESA, os primeiros produtos que incorporam o DisplayPort Alt Mode 2.0 vão começar a aparecer no mercado em 2021.

Em resumo, o DisplayPort Alt Mode versão 2.0 permite todos os recursos mais recentes do DisplayPort através do conector USB Tipo C, incluindo resolução além de 8K e taxas de atualização mais altas, juntamente com a entrega de dados USB. 

"O USB Type-C está se tornando o conector preferido em notebooks e soluções móveis. Com a nova especificação DisplayPort Alt Mode 2.0, o USB Type-C agora oferece soluções atraentes de conector único para docking, jogos, HMDs AR / VR e HDR monitores profissionais que combinam 80 Gbps de largura de banda de vídeo e outros recursos importantes do DisplayPort 2.0 com o transporte de dados USB e fornecimento de energia", explicou Syed Athar Hussain, vice-presidente do conselho da VESA e membro sênior do domínio de exibição, AMD.

Continua após a publicidade

Já a tecnologia de transferência de dados USB 4.0 deve estrear com os chipsets AMD para placas-mãe da série 600. A tecnologia deve chegar no final de 2020.

Fonte: Guru 3D
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.