Cientistas criam maneira de controlar drones com gestos
Créditos: MITCSAIL

Cientistas criam maneira de controlar drones com gestos

Controle intuitivo pode revolucionar a indústria dessas pequenas aeronaves, mas ainda precisa de ajustes

Para quem tem dificuldade para pilotar drones, uma boa notícia, pesquisadores estão desenvolvendo maneiras mais intuitivas de pilotar essas pequenas aeronaves. Cientistas do MIT CSAIL desenvolveram um método chamado de Conduct-A-Bot, capaz de passar comandos aos drones através de impulsos eletromagnéticos dos músculos. O algoritmo utiliza o movimento e intensidade da contração do bíceps, antebraço e tríceps.

O controlador pode apertar o punho, esticar o braço e acenar com a mão para controlar. O mais interessante, ainda que precise de ajustes, é que o controle pode ser utilizado por qualquer pessoa mesmo sem treinamento,  também não precisa de preparativos no ambiente e nem calibração, pode ser apenas conectado e passar a ser utilizado.

Otto Motors coloca robô da Boston
Dynamics para trabalhar em seu armazém

Ainda há um longo caminho para que a peça esteja pronta para o mercado ou uso popular, um Parrot Bebop 2, drone utilizado, conseguiu responder corretamente a 82% dos comandos dados. Essa porcentagem é de um total de 1500 gestos (acertou 1230), o que é interessante, mas não o suficiente. Uma das adições que os cientistas pensam em fazer é de permitir gestos customizados, o que pode facilitar para o piloto deixar ainda mais intuitivo o controle.

Mas não é somente em drones que essa tecnologia pode funcionar, a ideia pode ser utilizada para outros tipos de robôs, esse controle intuitivo poderia ser interessante em robôs de diversos tipos e, caso ganhe grandes aprimoramentos, pode revolucionar a indústria.

Enquanto o desenvolvimento de inteligência artificial não consegue atingir um nível de precisão grande o suficiente para fazer máquinas atuarem sozinhas, um controle remoto tão intuitivo poderia servir muito bem. Vimos que a pandemia causou um aumento na utilização de robôs inteligentes, com ferramentas como esta, o controle remoto em isolamento social também poderia ser útil.

Via: Engadget Fonte: MITCSAIL
User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.