Cientistas da NASA criam respirador para pacientes do Coronavírus

Cientistas da NASA criam respirador para pacientes do Coronavírus

Dispositivos foram desenvolvidos em 37 dias e possuem licença gratuita para uso

Cientistas da NASA desenvolveram um novo respirador para ajudar no combate à pandemia do novo Coronavírus. O protótipo criado pela agência é mais leve, prático e barato para produzir. O aparelho foi batizado de "VITAL" e aprovado em testes realizados na Escola de Medicina de Icahn, no Hospital Monte Sinal dos Estados Unidos. 

O respirador foi feito sob medida para pacientes com COVID-19, e se mostra como uma alternativa para tratar a doença. O dispositivo foi desenvolvido para auxiliar hospitais e centros de tratamento de saúde nos Estados Unidos, já que a demanda para tratar a doença no país é muito alta e respiradores estão atualmente em falta para a população.

O projeto do respirador da agência espacial NASA foi feito em parceria com os engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL na sigla em inglês) da própria. O respirador VITAL levou 37 dias para ser criado, um tempo curto para algo tão desafiador. O próprio diretor do JPL, Michael Watkins, disse: “somos especializados em naves espaciais, não na fabricação de dispositivos médicos”, 

O respirador pode ser construído mais rápido que um modelo convencional e é composto por menos peças, o que resulta em um custo menor. Entretanto, a NASA declara que o VITAL não deve substituir respiradores hospitalares tradicionais que foram feitos para durarem anos. Isso porque o novo modelo criado foi pensado exclusivamente para casos de COVID-19 e deve durar apenas 4 meses.

Via: Galileu
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.