FCC ratifica padrão de internet sem fio Wi-Fi 6E nos EUA
Créditos: WiFi Alliance

FCC ratifica padrão de internet sem fio Wi-Fi 6E nos EUA

Nova geração de conexões vai utilizar banda de rádio de 6GHz

A Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos Estados Unidos anunciou a ratificação do padrão de internet Wi-Fi 6E no país norte-americano. A nova geração da tecnologia de internet sem fio se destaca ao utilizar ondas de rádio de 6GHz para a transmissão de informações.

16/04/2020 às 19:06
Notícia

Mavic Air 2 terá câmera 4K 60 FPS, sensor de 48MP e voa até 8...

Drone deve ter versão com e sem sistema ADS-B que detecta aviões e helicópteros

Até agora, roteadores padrão (com Wi-Fi 4) só utilizavam a banda de 2.4GHz, enquanto modelos um pouco mais avançados (com Wi-Fi 5) se aproveitam também da opção de 5GHz – que oferece velocidades mais rápidas e menor latência em troca de um alcance reduzido.

Gigantes das telecomunicações, como Intel e Broadcom, estavam trabalhando em prol dessa aprovação há dois anos já. A Broadcom já lançou o seu primeiro chipset com suporte a Wi-Fi 6E em fevereiro de 2020, com o objetivo de tê-lo introduzido em smartphones e tablets. A Intel ainda não lançou um hardware do tipo, mas confirmou que está trabalhando para isso.

Segundo o comissário da FCC, Michael O'Rielly, um importante ponto da ratificação é que o Wi-Fi 6E não irá exigir o uso do Automatic Frequency Control. A tecnologia era necessária para limitar o uso de frequências DFS em bandas de 5GHz, mas não será necessária para a maior parte de dispositivos com opção de 6GHz.

"Todos esses enormes benefícios só podem executados ao autorizar tanto operações de alimentação padrão e dispositivos LPI, que não precisam de um AFC como dispositivos de alto consumo. Enquanto houve muito debate sobre se o uso do LPI pode causar interferência em redes físicas, os estudos e as análises de profissionais talentosos são bem claros: o uso não licenciado – com as regras técnicas definidas neste item – podem ser introduzidos sem causar interferência danosa".
Michael O'Rielly, comissário da FCC

Via: Ars Technica
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.