A Boston Dynamics, empresa de robótica muito respeitada pelo seu pioneirismo com máquinas autônomas no setor, está auxiliando no combate ao coronavírus emprestando um de seus robôs mais versáteis a um hospital da Universidade de Harvard. O Spot, robô quadrúpede da companhia, está ajudando a conectar médicos a seus assistentes e também a pacientes internados. Além disso, a empresa anunciou que está liberando o código fonte de seu hardware e de seus softwares para que outros hospitais possam utilizar o Spot da maneira que achar melhor.
Com um suporte na parte superior do seu corpo, o robô auxilia como uma unidade de telemedicina, como estão chamando. O encaixe é para tablet e tem sido utilizado pela equipe médica para fazer chamadas de vídeo.
Pandemia de COVID-19 causa
aumento na utilização de robôs inteligentes
"Hoje marca a segunda semana da presença da Spot em um hospital local de Boston, Brigham and Women, onde o robô está sendo implantado como uma plataforma de telemedicina móvel, permitindo que os prestadores de serviços de saúde façam a triagem dos pacientes remotamente."
Boston Dynamics em nota pública
Ainda segundo a empresa, os relatos do trabalho do Spot para as equipes de enfermagem são positivos, ele está ajudando a diminuir o tempo exposto a pacientes potencialmente contagiosos. A pandemia está exigindo um time qualificado de médicos e um grande número de assistentes para lidar com o contágio, alguns já morreram prestando serviço, diminuir a exposição de equipes qualificadas se tornou algo de extrema importância.
Enquanto a Dynamic Boston parece menos afetada financeiramente pela crisa causada pela COVID-19, outras empresas não tiveram esse mesmo destino, a Magic Leap, por exemplo, demitiu metade de seus funcionários e fez um novo planejamento de vendas. A partir de agora ela só venderá diretamente para empresas, saiba mais sobre a reestruturação da companhia nesta notícia.
Via: The Verge