Apple vai começar a vender Macs com processadores ARM próprios a partir de 2021
Créditos: Financial World | Época

Apple vai começar a vender Macs com processadores ARM próprios a partir de 2021

Empresa deve apresentar um novo MacBook com chip baseado no sistema A14

De acordo com informações do Bloomberg, a Apple está planejando lançar Macs com seus processadores ARM a partir de 2021. Já faz algum tempo que sabemos do desejo da companhia em substituir as CPUs Core da Intel em toda a sua linha de computadores.

No ano que vem, a Apple deve apresentar um novo Macbook com chip baseado no sistema A14 - que promete ser mais rápido que as variantes do iPhone e iPad. Além disso, a empresa está trabalhando, desde 2018, em um projeto chamado internamente de Kalamata - justamento o nome dos seus esforços para trabalhar em processadores personalizados para Mac.

20/04/2020 às 18:12
Notícia

Apple deve ignorar USB Tipo-C de novo no iPhone 12, indica va...

Empresa adotou a conexão no iPad Pro e há expectativa para a mudança no próximo celular

Se as informações forem corretas, o primeiro desses processadores terá 12 núcleos e será fabricado no processo de 5 nanômetros (nm). Oito desses núcleos serão de alto desempenho (Firestorm), enquanto o restante focará em eficiência energética (Icestorm). Esse tipo de arquitetura é chamada de big.LITTLE, e algo semelhante a ela é utilizada nos iPhones e iPads.

Como, inicialmente, essas CPUs não serão rápidas o suficiente, a Apple pretende mostrá-las com um novo MacBook baseado em ARM. No futuro mais longínquo, a empresa também  planeja substituir os chips Xeon do Mac Pro por seus próprios ARM.

Gradualmente, a Apple deve dobrar ou quadruplicar o número de núcleos em seus processadores da série A - comparados com as atuais ofertas. Ela  também está trabalhando em ferramentas para ajudar os desenvolvedores a migrar seus aplicativos da Intel. 

Continua após a publicidade

Como o Wccftech menciona, essa substituição deve trazer benefícios de custo para a empresa e permitir atualizações de Macs mais frequentes. A Apple também teria mais controle sobre desempenho, design e temperatura dos computadores. Porém, isso não significa diretamente que teremos Macs mais baratos. 

O analista Ming-Chi Kuo também informou sobre a mudança da Apple para os processadores ARM e espera que eles sejam lançados até o final de 2020 ou no primeiro trimestre de 2021. 

Via: Wccftech
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.