Zoom 5.0 traz novos recursos de segurança e criptografia melhorada
Créditos: Zoom

Zoom 5.0 traz novos recursos de segurança e criptografia melhorada

Uma das novidades nesta versão é o suporte para criptografia AES 256-bit GCM

Depois de receber duras críticas por causa dos problemas no aplicativo Zoom, o CEO Eric Yuan prometeu que a empresa iria trabalhar para melhorar seus recursos de privacidade e segurança. Com o lançamento do Zoom 5.0 nesta semana, a empresa já começou a implementar algumas novidades nesse sentido.

09/04/2020 às 13:47
Notícia

CEO da Zoom pede desculpas por falhas de segurança em videoco...

Eric Yuan destacou as recentes atualizações de privacidade e prometeu levar as questões de segurança ...

Com esta nova versão, agora é possível ver um novo ícone de segurança que agrupa muitos dos recursos de segurança do Zoom. Você pode usá-lo para bloquear rapidamente reuniões, remover participantes e restringir o compartilhamento de tela e o bate-papo nas reuniões. O Zoom também agora está habilitando senhas por padrão para a maioria dos clientes, e os administradores de TI podem definir a complexidade da senha para usuários em ambientes corporativos.

Além disso, o recurso de sala de espera do Zoom também está agora ligado por padrão para contas básicas, contas Pro com licença única e contas K-12. Esse recurso permite que um host mantenha os participantes em uma sala virtual antes que eles sejam autorizados a entrar em uma reunião. 

Muitas destas mudanças visam coibir a prática conhecida como “Zoombombing”, que é quando múltiplas pessoas não autorizadas invadem uma reunião no Zoom para causar problemas como divulgação de conteúdo pornográfico ou chocante. As configurações padrão anteriores do Zoom não encorajavam o uso de uma senha para reuniões e permitiam que qualquer participante compartilhasse sua tela.

O Zoom também está melhorando parte de sua criptografia e atualizando para o padrão de criptografia AES 256 bits GCM. Esta ainda não é a criptografia de ponta a ponta que o Zoom disse erroneamente que havia implementado, mas é uma melhoria para a transmissão de dados das reuniões. Os clientes corporativos agora poderão controlar quais regiões de datacenter lidarão com o tráfego de suas reuniões do Zoom. Isto foi implementado em resposta aos indícios de que algumas reuniões estavam sendo roteadas através de servidores na China.

A versão atualizada do Zoom estará disponível ainda nesta semana em zoom.us/download, enquanto a implantação em todo o sistema do novo recurso de criptografia para contas dos clientes ocorrerá em 30 de maio.

As mudanças mencionadas acima fazem parte do plano de 90 dias prometido pelo CEO Eric Yuan, que havia dito que a empresa pararia de desenvolver novos recursos por 90 dias para se focar apenas nos recursos de segurança e privacidade do serviço.
 

Continua após a publicidade
Fonte: Neowin.net, Wccftech, The Verge
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.