De acordo com informações do site Sony Alpha Rumours, a Sony registrou uma patente para um novo tipo de lente “light field” (ou campo de luz) compatível com o esquema de montagem de lentes E-mount.
Cerca de um ano atrás a empresa firmou uma parceria com a Light e na época pensava-se que isso seria focado na tecnologia multi-câmera da Light para smartphones. Com a descoberta desta patente, parece que a tecnologia poderá se introduzida futuramente nas câmeras mirrorless da Sony.
Nova câmera mirrorless Canon EOS R5 filma em 4K/120fps e até ...
Dispositivo suporta gravações em full-frame com foco automático em ambas resoluções
As imagens da patente divulgadas pelo Sony Alpha Rumours mostra supostas lentes ”light field” montadas com o esquema E-mount no que parece ser uma câmera da família Sony A7. As lentes projetam diferentes imagens da mesma cena no sensor, que permitirá então que você ajuste o foco depois de tirar a foto, possivelmente usando um software proprietário da Sony.
Vale destacar que fotografia baseada em “light field” tem algumas desvantagens. A primeira é que você não está usando toda a resolução do sensor. Como ele tem que "ver" várias imagens da mesma cena, nenhuma imagem única preenche todo o sensor. Cada imagem da cena é limitada a uma pequena seção e por isso você perde muita resolução. Ela também requer mais poder computacional para fazer sua magia digital e permitir que você ajuste o foco após tirar a foto.
Assim como ocorre com muitas outras patentes relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias para câmeras, não há garantias de que veremos isso em um produto real. Mesmo assim, o fato de que esta tecnologia está sendo explorada pela Sony não deixa de ser algo interessante.
Fonte: Sony Alpha Rumours, DIY Photography