Nova patente da Sony permite mudança no foco após tirar fotos
Créditos: AFP/Kazuhiro Nogi

Nova patente da Sony permite mudança no foco após tirar fotos

Imagens da patente mostram supostas lentes light field montadas no que parece ser uma Sony A7

De acordo com informações do site Sony Alpha Rumours, a Sony registrou uma patente para um novo tipo de lente “light field” (ou campo de luz) compatível com o esquema de montagem de lentes E-mount.

Cerca de um ano atrás a empresa firmou uma parceria com a Light e na época pensava-se que isso seria focado na tecnologia multi-câmera da Light para smartphones. Com a descoberta desta patente, parece que a tecnologia poderá se introduzida futuramente nas câmeras mirrorless da Sony.

21/04/2020 às 11:54
Notícia

Nova câmera mirrorless Canon EOS R5 filma em 4K/120fps e até ...

Dispositivo suporta gravações em full-frame com foco automático em ambas resoluções

As imagens da patente divulgadas pelo Sony Alpha Rumours mostra supostas lentes ”light field” montadas com o esquema E-mount no que parece ser uma câmera da família Sony A7. As lentes projetam diferentes imagens da mesma cena no sensor, que permitirá então que você ajuste o foco depois de tirar a foto, possivelmente usando um software proprietário da Sony.

Vale destacar que fotografia baseada em “light field” tem algumas desvantagens. A primeira é que você não está usando toda a resolução do sensor. Como ele tem que "ver" várias imagens da mesma cena, nenhuma imagem única preenche todo o sensor. Cada imagem da cena é limitada a uma pequena seção e por isso você perde muita resolução. Ela também requer mais poder computacional para fazer sua magia digital e permitir que você ajuste o foco após tirar a foto. 

Nova patente da Sony permite mudança no foco após tirar fotos

Nova patente da Sony permite mudança no foco após tirar fotos

Assim como ocorre com muitas outras patentes relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias para câmeras, não há garantias de que veremos isso em um produto real. Mesmo assim, o fato de que esta tecnologia está sendo explorada pela Sony não deixa de ser algo interessante.

Fonte: Sony Alpha Rumours, DIY Photography
User img

Fabio Rosolen

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.