Fortnite já pode ser baixado em dispositivos Android pela Play Store
Créditos: Fortnite

Fortnite já pode ser baixado em dispositivos Android pela Play Store

O game ficou 18 meses disponível apenas pelo site da empresa

Fortnite já está disponível, oficialmente, pela loja de aplicativos da Google, a Play Store. O game já rodava em smartphones Android, mas era necessário fazer o download pelo site do game, fora da loja. A Unreal Engine, que é a desenvolvedora do jogo, manteve os downloads por 18 meses em seu site, por afirmar que a comissão imposta pela loja é abusiva.

Play Store: Fortnite

Embora o game já esteja disponível na Play Store, a opinião da desenvolvedora segue a mesma. Todo o aplicativo que for disponibilizado na loja de apps precisa, obrigatoriamente, ceder 30% dos seus lucros de download para a Google. As microtransações, que são as compras feitas pelos usuários dentro do jogo, não entram nessa taxa. Segundo a empresa responsável pelo desenvolvimento do jogo, essa taxa é muito alta.

A empresa anunciou a chegada no game na Play Store pelas redes sociais. O perfil oficial do game fez a publicação convidando os usuários Android a fazer o download do game. Em breve os jogadores terão um show exclusivo com o rapper Travis Scott, portanto é um bom momento para conseguir novos usuários. 

Apesar de sua publicação não ter feito nenhuma menção ao motivo do tempo que o jogo não esteve disponível na loja de aplicativos, em seu comunicado à imprensa isso ficou claro. A empresa menciona a porcentagem alta imposta pela Google, além de dizer que decidiu oferecer o game na loja de aplicativos devido à política de download por terceiros no Android.

Quando o usuário faz o download de aplicativos em sites que não são da Google, a empresa emite avisos informando que o aplicativo não é seguro. Isso porque, sem a verificação da empresa, eles não conseguem assegurar que o app baixado tem boas ou más intenções, caracterizando a atitude como "medidas técnicas e comerciais". Devido a isso, o sistema fica enviando notificações ao usuário falando que o aplicativo é "assustador". 

Continua após a publicidade

O usuário ainda tem a opção de ignorar os avisos do Android e fazer o download pelo site oficial da empresa. Assim, Fortnite não entra no sistema de taxas da Google. A versão encontrada no site é a mesma disponível pela empresa na Play Store, não há nenhuma alteração.

Como a empresa decidiu não fazer otimizações, isso indica que Fortnite ainda precisa de um sistema potente para rodar. O game só está disponível para smartphones com 4 GB de memória RAM ou mais e GPUs (Unidades de Processamento Gráfico) Adreno 530, Mali-G71 MP20, Mali-G72 MP12 ou superior. Isso acontece pelo jogo exigir um grande desempenho dos dispositivos. Caso o seu smartphone não atenda as especificações mínimas exigidas, o app vai enviar o aviso "este app não é compatível com o seu dispositivo".

Além do Android, Fortnite está disponível para iPhones na App Store, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC. A versão para computadores pode ser encontrada na Epic Games Store, isso também é devido a política de cobrança de taxas de diversas plataformas, como por exemplo a Steam.

Via: Adrenaline
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.