Chuva de meteoros Líridas estará visível nesta madrugada nos céus de toda a Terra
Créditos: Wikimedia Commons

Chuva de meteoros Líridas estará visível nesta madrugada nos céus de toda a Terra

O céu estará cheio de estrelas cadentes até o amanhecer de quarta-feira

Atualização 22/04 - Tentamos capturar imagens para mostrar, mas aqui em Florianópolis não apareceu nada de diferente sobre uma tradicional noite estrelada.


Quem olhar para o céu a partir das 22h50 de hoje, dia 21 de abril, possivelmente vai se deparar com uma série de estrelas cadentes. Isso acontece por causa de uma chuva de meteoros Líridas que terá o seu pico até o amanhecer de quarta-feira, dia 22 de abril.

12/08/2019 às 15:20
Notícia

Chuva de meteoros poderá ser vista hoje de madrugada de todo ...

O fenômeno acontece todo ano e atinge o seu pico entre o dia 12 e 13 de agosto

Isso acontece todos os anos no mesmo período, pois é nessa época que a Terra passa pelos detritos do cometa C/186 Thatcher. Essa nuvem de detritos é conhecida como meteoros Líridas porque as estrelas cadentes originadas dela parecem se originar da constelação de Lira.

"Conhecidas pelos seus rápidos e brilhantes meteoros, as Líridas estão entre as chuvas de meteoros mais antigas conhecidas. Elas se originam a partir do cometa Thatcher, que foi descoberto em 1861.
Comunicado oficial do UK Met Office

Para observar o fenômeno, não é necessário ter um telescópio nem qualquer tipo de equipamento especial. Basta ir até a sua janela ou ao seu jardim e olhar para o céu – só se lembre de respeitar as regras do distanciamento social durante esta quarentena.

O melhor horário para observar esse tipo de fenômeno é entre a meia-noite e o amanhecer. Afinal, ele fica mais claro quando os céus estão escuros e limpos. Vale lembrar que você terá mais dificuldades de observar as estrelas cadentes caso esteja numa grande cidade, já que há maior poluição de luz.

"A chuva de meteoros Líridas se chama assim porque ela parece se originar da constelação de Lira, apesar de que é melhor de ver as Líridas distante da constelação, para que elas tenha uma aparência mais longa e impressionante".
Comunicado oficial do UK Met Office

Via: Metro
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.