Acampamento Base no Monte Everest agora tem cobertura de rede 5G
Créditos: China Mobile

Acampamento Base no Monte Everest agora tem cobertura de rede 5G

China Mobile instalou três torres e mais duas deverão ser instaladas nos próximos dias

O Acampamento Base no Monte Everest agora tem cobertura 5G, graças à China Mobile. No entanto, mesmo a 5.364m acima do nível do mar, este não é o lugar mais alto da Terra onde você pode obter uma conexão 5G – o local mais alto atualmente é o Acampamento Intermediário a 5.800m.

A China Mobile completou 20 anos este mês. Ela passou a operar de forma independente depois de se separar do provedor estatal no dia 20 de abril do ano 2000. Para homenagear a ocasião, a operadora atualizou a linha de transmissão de 177km que liga o Acampamento Base do Monte Everest à sua rede principal.

Esta linha agora atende três estações base de 5G e três de 4G. Oito toneladas de equipamentos de rede foram utilizadas, o que também permitiu que a China Mobile construísse duas estações base 5G no Campo Intermediário. Há uma equipe de doze pessoas fornecendo suporte técnico 24 horas por dia e 7 dias por semana.

A nova conexão de alta velocidade pode ser usada para transmitir vídeo ao vivo dos campos durante o dia ou durante a noite. A China Mobile quer ir ainda mais além – mais duas estações base 5G devem ser concluídas na próxima sexta-feira. Elas vão operar no Acampamento Avançado localizado a 6.500m acima do nível do mar.

A primeira conexão 3G para o Acampamento Base do Monte Everest foi estabelecida em outubro de 2010, possibilitando a realização de chamadas de vídeo. Alguns meses depois, em 2011, um tweet foi enviado do Monte Everest a partir de um smartphone Samsung Galaxy S II. Este não foi necessariamente o primeiro tweet enviado da montanha – o primeiro foi enviado em 2010 com conexão via satélite. Em 2013, a China Mobile ligou a primeira torre 4G no Acampamento Base e demonstrou uma transmissão de vídeo ao vivo em HD.

O padrão 5G já está disponível em muitos países, mas no Brasil ela ainda deve demorar um pouco para chegar. Algumas operadoras brasileiras, como a TIM, já fizeram testes da nova tecnologia. As previsões mais otimistas indicam que o 5G pode chegar oficialmente ao nosso país entre o final de 2020 e o início de 2021.

Continua após a publicidade

Fonte: GSMArena
User img

Fabio Rosolen

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.