EUA ainda é contra drones chineses... mesmo usando-os no combate ao COVID-19

EUA ainda é contra drones chineses... mesmo usando-os no combate ao COVID-19

Fabricante DJI emprestou drones para agências dos EUA em tempos de pandemia, mas é acusada de espionagem

Com a pandemia do Coronavírus, muitas entidades de segurança e saúde estão usando drones para monitorar aglomerações de pessoas ou fazer entregas de serviços essenciais como remédios. Nos Estados Unidos, o uso dos drones é bastante comum, e por conta do COVID-19 a demanda pelo uso desses VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) aumentou.

17/04/2020 às 16:09
Notícia

Drones vão monitorar pessoas nas ruas para detectar infectado...

Aeronaves devem se tornar comuns em cidades muito afetadas pelo vírus

Por conta disso, a fabricante chinesa DJI emprestou 100 drones para 43 agências governamentais em 22 estados do país. Mesmo com a ajuda, a Fox News publicou uma matéria recente indagando se a China "colocou uma poderosa ferramenta de espionagem nos céus acima de seu rival econômico". 

A guerra comercial e política entre os Estados Unidos e China está longe de acabar, e não apenas a Fox News, mas outros veículos de comunicação continuam reportando as dúvidas do governo e até mesmo dos cidadãos estadunidenses em relação aos produtos chineses, principalmente aos drones. 


Conta oficial de Republicanos da Câmara dos EUA

Os EUA apontam que "a DJI é uma ferramenta do governo chinês", usando seus drones para coletar dados sobre os clientes. Os artigos ainda citam que há um aviso da Imigração e Alfândega dos EUA de que drones fabricados na China estão sendo usados para espionar a infraestrutura dos EUA. Eles também observam a recente proibição de drones de fabricação estrangeira pelo Departamento do Interior dos EUA.

A DJI contesta essas alegações de espionagem. O porta-voz da empresa Adam Lisberg disse à Fox News que os drones DJI por padrão não transmitem fotos, vídeos ou outros dados a ninguém (muito menos à DJI). "Nenhum desses dados é transferido para a DJI ou qualquer outra pessoa, a menos que [os clientes] decidam deliberadamente fazê-lo", disse ele.

"Algumas pessoas estão tentando marcar pontos ideológicos, desencorajando o uso de equipamentos e ferramentas importantes que salvam vidas e protegem os socorristas", concluiu Lisberg.

Continua após a publicidade

Em outras discussões e acusações sobre espionagem via drones por parte da China, a DJI declarou sua opinião e disse que "o cancelamento do uso de drones chineses nos EUA é "agenda política".

Fonte: Drone DJ
User img

Mariela Cancelier

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.