Hackers atacaram empresas 22 milhões de vezes nos últimos 7 dias
Créditos: El País

Hackers atacaram empresas 22 milhões de vezes nos últimos 7 dias

Ataques tiveram como alvo empresas em todo o mundo

De acordo com dados compilados e analisados pela Atlas VPN, hackers atacaram empresas mais de 22 milhões de vezes durante a última semana em todo o mundo. Mais de 63% dessas tentativas de hackers foram ataques de malware.

Malware é um termo usado para descrever um tipo de software criado para atividades maliciosas, como roubar arquivos dos usuários ou criptografá-los e torná-los inúteis até que uma senha seja inserida para poder descriptografá-los. Os hackers exigem o pagamento de um resgate para que você recupere a senha, daí o nome ransomware comumente usado para estes casos.

24/03/2020 às 18:08
Artigo

Phishing em tempos de Coronavírus - Como se proteger dos golpes

A doença está sendo usada como desculpa para roubar dados de diversos usuários

Os ataques monitorados também incluem ataques de phishing e ataques de Comando e Controle (C&C). Phishing é a tentativa fraudulenta de obter informações confidenciais, como nomes de usuário, senhas e detalhes do cartão de crédito, fingindo ser uma figura confiável, como um funcionário do banco ou até mesmo seu colega. Um ataque de C&C é quando hackers tentam assumir o controle de um sistema e, em seguida, roubar ou excluir dados. Os ataques de C&C também podem ser usados como parte de um golpe de phishing ou uma maneira de infectar a rede de uma empresa com malware.

Em média, ocorreram 3,26 milhões de ataques cibernéticos diariamente durante toda a semana passada.

A Atlas VPN extraiu e organizou os dados adquiridos da gigante de segurança cibernética Akamai, que fornece dados em tempo real sobre ataques cibernéticos que seus clientes corporativos estão sofrendo. A Akamai captura uma quantidade significativa de ataques que ocorrem globalmente, já que ela é uma das maiores plataformas de computação distribuída do mundo. A empresa é responsável por servir entre 15% a 30% do tráfego da web.

Hackers atacaram empresas 22 milhões de vezes nos últimos 7 dias
Ataques contra empresas nos últimos 7 dias em todo o mundo

Em média, ocorreram 3,26 milhões de ataques cibernéticos diariamente durante toda a semana passada. No gráfico acima podemos ver que os hackers realizaram a maioria dos ataques cibernéticos em 15 de abril, com um total de mais de 3,6 milhões de tentativas de intrusão. Curiosamente, muitos deles foram ataques de malware. O motivo é que esta é a forma mais fácil de se infiltrar nas redes das empresas e roubar o u bloquear arquivos para depois exigir o pagamento de um resgate. Foi registrada uma média de 2.070.297 ataques de malware por dia durante a semana passada. Os ataques de malware constituíram 63% do total de ataques.

Continua após a publicidade

Em comparação com os ataques de malware, os ataques de phishing e C&C representaram 11% e 26% do total de ataques, respectivamente. O último sábado, dia 18, registrou uma queda no número de ataques em comparação com os outros dias. Já em comparação com a semana anterior (de 6 a 12 de abril), onde o total de ataques chegou a 23.807.517, a semana de 13 a 19 de abril teve 1 milhão de ataques a menos contra as empresas.

Durante os últimos 30 dias, cibercriminosos tentaram se infiltrar nas redes corporativas quase 100 milhões de vezes. Hackers atacaram empresas usando malware mais de 57 milhões de vezes. Isso representa quase 58% do total de ataques cibernéticos:

Hackers atacaram empresas 22 milhões de vezes nos últimos 7 dias
Ataques contra empresas nos últimos 30 dias em todo o mundo

Além disso, os ataques de C&C foram o segundo tipo mais comum usado pelos hackers, com mais de 27 milhões de ataques nos últimos 30 dias. Finalmente, os golpes de phishing são o tipo menos comum de ataques usados por hackers, com um total de mais de 15 milhões de ataques no mesmo período. 
 

Fonte: Atlas VPN
User img

Fabio Rosolen

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.