Pandemia de COVID-19 causa aumento na utilização de robôs inteligentes
Créditos: BBC/Reprodução

Pandemia de COVID-19 causa aumento na utilização de robôs inteligentes

Empresas estão escolhendo máquinas para substituir funcionários em isolamento

Segundo um artigo recente da BBC, a chegada da pandemia de COVID-19 causou uma aceleração na aplicação de robôs inteligentes que desempenham funções antes apenas desempenhadas por humanos. O site entrevistou Marting Ford, um escritor que reimaginou como serão as próximas décadas com a presença das máquinas inteligentes, ele comenta que normalmente as pessoas pedem um elemento humano para intermediar interações, mas que a pandemia está mudando isso. "[O novo coronavírus] vai mudar a preferência do consumidor e abrir novas oportunidades para a automação", disse o escritor.

Como alguns países estão sendo severamente afetados pela doença (os EUA registram cerca de 1000 mortos por dia, por exemplo), há empresas de todos os portes pensando em como utilizar robôs para auxiliar no isolamento social e reduzir o número de trabalhadores que precisam aparecer no ambiente de trabalho. O artigo da BBC conta que robôs estão sendo utilizados para desempenhar funções que os trabalhadores não podem desempenhar de casa.

Bill Gates agora é o principal alvo de
notícias falsas relacionadas ao Coronavírus

Algumas aplicações são simples, a rede de comércio Walmart está utilizando robôs especializados para limpar o chão, na Coreia do Sul estão utilizando as máquinas para medir temperaturas e distribuir desinfetantes para as mãos e novas aplicações estão a caminho. Com muitas autoridades médicas recomendando distanciamento social até 2021, empresas vão investir pesado no desenvolvimento de máquinas.

Um exemplo de empresa que viu aumentar o número de pedidos por seus robôs foi a UVD Robots, uma fabricante dinamarquesa com foco em máquinas inteligentes de desinfecção por luz ultravioleta, algo muito específico e que recebeu centenas de novos pedidos nos últimos meses para hospitais da China e Europa. Restaurantes e outros estabelecimentos também passam a utilizar esse tipo de máquina.

Nos armazéns da Amazon, que normalmente já contam com milhares de robôs, recebeu um aumento no número de máquinas, a utilização delas para o transporte e embalagem de produtos cresceu, já que muitos funcionários não querem se expor ao vírus.

O resultado dos investimentos feitos em trabalhos a distância com utilização da internet e robôs para substituir humanos vão gerar grandes impactos na indústria de robôs inteligentes. Muitos negócios descobrirão que podem funcionar melhor com o auxílio das máquinas e se readaptar, algo que deve acabar ajudando a adesão de robôs daqui para frente.

Fonte: BBC

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.