O mesmo grupo que conseguiu fazer um celular Xiaomi Mi 6 rodar o sistema operacional para PCs, Microsoft Windows 10, acaba de fazer o mesmo com o Samsung Galaxy S8. Trata-se da versão Windows 10 for ARM, que é adaptada para rodar em processadores com os que estão presentes nesses smartphones – mas que, mesmo assim, nunca foi lançada oficialmente para celulares.
Samsung confirma que o Galaxy S8 e o Galaxy Note 8 não recebe...
Informação foi confirmada por um representante da empresa durante o evento Unpacked
O grupo Envisio0n usou a versão norte-americana do Galaxy S8, que utiliza o mesmo processador Qualcomm Snapdragon 835 presente no Mi 6. Esse também é o chipset que pode ser encontrado na grande maioria dos notebooks de primeira geração com sistema operacional Windows 10 for ARM.
De acordo com o site Gizmo China, os hackers atingiram um marco importante no seu projeto, que tornará mais fácil o port do sistema operacional da Microsoft para outros celulares topo de linha.
Mesmo assim, é importante notar que a implementação ainda está num estágio bastante inicial no Samsung Galaxy S8. Isso significa que há uma série de recursos importantes que não estão funcionando no smartphone. Entre eles estão a tela sensível ao toque, as câmeras e alguns sensores.
Ou seja, o smartphone basicamente é capaz de rdoar o sistema, mas não de uma maneira que vá ser muito útil ou prática para a grande maioria dos usuários. Ainda assim, o pessoal do grupo Envisio0n está estudando opções de dual-boot para os Windows 10 nos celulares.
Vale lembrar que uma das primeiras demonstrações relacionadas com esse projeto veio da própria Qualcomm. Na ocasião, a empresa havia mostrado o sistema operacional Windows 10 rodando num dispositivo impulsionado pelo SoC Qualcomm Snapdragon 820.
O processador estava dentro de um notebook com Windows 10, algo que na época impressionou muita gente – afinal, se tratava de um chipset para dispositivos móveis.
O laptop daquela demonstração era capaz de rodar jogos como World of Tanks, rodar vídeos em 4K, executar o pacote Office e realizar diversas outras funções essenciais do Windows.
Via: Gizmo China Fonte: Ithome