Autoridades da África do Sul usam drones para monitorar e dispersar multidões contra coronavírus
Créditos: Reprodução

Autoridades da África do Sul usam drones para monitorar e dispersar multidões contra coronavírus

Sistema grava conversas, identifica pessoas, objetos e veículos 

Assim como outros países do mundo, a África do Sul tem utilizado drones para reforçar o afastamento social e impedir aglomerações em meio à quarentena causada pela Covid-19. Imagens divulgadas pelo site Sowetan Live mostram como as aeronaves estão monitorando e coletando dados da população. 

De acordo com a publicação, os drones, equipados com alto-falantes que transmitem mensagens gravadas com lembretes sobre a importância do distanciamento físico, também têm gravado a movimentação - e os sons - dos transeuntes, identificado objetos e contado o número pessoas nas ruas. Quando necessário, as forças policiais intervêm para dissipar os grupos.

Aparentemente, o software de reconhecimento não é um componente integrado ao sistema dos drones – ainda que a implementação direta seja possível no futuro. Como explica a equipe do site Drone DJ, que analisou o vídeo divulgado, drones como o Skydio 2, por exemplo, já possuem hardware avançado de inteligência artificial (IA) incorporado. 

09/04/2020 às 18:10
Notícia

Além do coronavírus: drones realizam entregas e coletas de ex...

Iniciativa tem se popularizado em diversos países; tendência é de adesão cada vez maior

No caso específico relatado pelo Sowetan Live, as aeronaves utilizadas não contam com um sistema para identificação em tempo real. Os operadores aplicam o software às imagens gravadas somente após o voo. O programa, identificado apenas como um "aplicativo de inteligência artificial", não teve seu nome revelado.

Especialistas têm elogiado a iniciativa das autoridades municipais, consideradas inovadoras no combate ao coronavírus, principalmente em grandes áreas rurais, de difícil acesso em muitos casos. Outro ponto apontado como positivo está no custo relativamente baixo do sistema.

Via: Drone DJ Fonte: Sowetan Live
User img

Gabriel Tagarro

Formado em jornalismo pela Universidade Castelo Branco, é apaixonado por games desde 1994, quando ganhou um Master System. Joga de tudo um pouco, seja no PC ou no console. Ama tecnologia e escreve com prazer sobre tudo que a envolve.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.