Além do coronavírus: drones realizam entregas e coletas de exames pelo mundo
Créditos: DJI

Além do coronavírus: drones realizam entregas e coletas de exames pelo mundo

Iniciativa tem se popularizado em diversos países; tendência é de adesão cada vez maior

Os drones tem desempenhado um importante papel em meio a um cenário de quarentena e mobilidade restrita. No pico da pandemia do coronavírus na China, autoridades do país passaram a utilizar estas aeronaves para o transporte de insumos médicos e coleta de exames em áreas com alto risco de contaminação. A iniciativa, apesar de ter ares de novidade, já ocorre em alguns lugares do mundo há algum tempo.

31/03/2020 às 19:05
Notícia

Drones da DJI serão utilizados em atendimentos emergênciais

Fabricante de drones anunciou parceria com a empresa Rosenbauer, especializada no combate a incêndios

De acordo com a DJI, mesmo antes da pandemia, seus parceiros já realizavam projetos de entregas feitas por drones em diversos países, embora pontuais e aplicados conforme a regulamentação de cada país. Em Nápoles, na Itália, a ENAC (Autoridade de Ação Civil Italiana) e o Hospital Monaldi se uniram ao Elite Consulting - parceiro comercial autorizado da DJI na linha de drones Enterprise - para testar um sistema de delivery para entregas de materiais médicos a uma distância de até 5km.

Créditos: DJI / Divulgação

O projeto, realizado em novembro do ano passado, utilizou o modelo DJI Matrice 210 V2, com uma caixa acoplada para o transporte de medicamentos, amostras de sangue e itens como cotonetes para a auto coleta de saliva. 

Já na Cidade do México, a Sincronia Logistica, empresa focada na distribuição de medicamentos, apostou no modelo Matrice 200 Series V2 adaptado para a entrega de insumos em casos emergenciais. O Hospital ISSTE Bicentenario, um dos maiores do país, foi a primeira instituição de saúde a participar da ação e conseguiu reduzir em até 80% o tempo de entrega.

Na República Dominicana, duas empresas locais, a WeRobotics - organização sem fins lucrativos focada em soluções tecnológicas para o desenvolvimento humano - e a DR Drone Innovation Center lançaram o programa Flying Labs, para atender comunidades isoladas.

Créditos: DJI/ Divulgação

Continua após a publicidade

Entre junho e julho de 2019, o drone DJI Matrice 600 Pro fez mais de 100 voos, transportando medicamentos para as comunidades e amostras de sangue dos pacientes para hospitais.

Segundo levantamento realizado pela Unmanned Airspace, 45 países implementaram - ou estudam implementar - drones para o serviço de entrega. Na pesquisa, foram identificados mais de 20 projetos em andamento focados no delivery de medicamentos. De acordo com a DJI, a tendência é que, em poucos anos, tal prática se torne comum em mais países. 

User img

Gabriel Tagarro

Formado em jornalismo pela Universidade Castelo Branco, é apaixonado por games desde 1994, quando ganhou um Master System. Joga de tudo um pouco, seja no PC ou no console. Ama tecnologia e escreve com prazer sobre tudo que a envolve.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.