Windows 10 roda com apenas 192MB de RAM em teste feito por adolescente
Créditos: Neowin

Windows 10 roda com apenas 192MB de RAM em teste feito por adolescente

Microsoft recomenda 1GB de memória RAM para a versão 32-bits

O perfil Nori no Twitter conseguiu rodar a versão 32-bits do Windows 10 utilizando apenas 192MB de memória RAM, isso é menos de um quarto do 1GB recomendado pela Microsoft para rodar o sistema operacional. Criando uma máquina virtual, através do VirtualBox, foi possível testar os limites do sistema e investigar o quanto ele necessita para o que pode ser considerado realmente mínimo de usabilidade. O perfil chegou a testar com 128MB de memória RAM, mas a clássica tela azul se mostrou presente, impedindo o processo.

O print com o sistema rodando (apenas com a área de trabalho aberta) foi compartilhado mostrando um consumo de 183MB, o que mostra que a estabilidade está longe da aceitável, qualquer programa aberto pode causar um grande problema. De qualquer forma, a experiência foi feita por pura curiosidade e não critico quem está buscando coisas novas para fazer no tempo livre durante a quarentena.

Segundo apurado pelo site TomsHardware, a pessoa responsável pelo teste é um adolescente de 16 anos e utilizou um Dell Inspiron 3670 rodando Arch Linux. Os testes começaram em 512MB, passando para 256 e chegando a 192MB. A quantidade mais baixa que conseguiu utilizar foi 140MB, o suficiente para o sistema dar boot, mas não conseguir carregar elementos gráficos para que fosse possível efetuar o login. Uma mensagem de erro aparece indicando que o LoginUI.exe não pôde ser carregado.

A quantia utilizada se aproxima da recomendada para o Windows XP, originalmente lançado em 2001. O sistema recomenda 128MB, mas pode ser rodado com 64MB, algo já bastante aceitável para época. Atualmente, a quantidade de memória RAM recomendada para o Windows 10 é 1GB, mas isso para a versão de 32-bits, a de 64-bits exige ao menos 2GB.

Fonte: Toms Hardware

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.