A disseminação de informações falsas levou a uma confusão considerável e pânico em torno do Coronavírus (COVID-19). Por causa disso, o WhatsApp anunciou hoje que não permitirá que seus usuários encaminhem mensagens com "setas duplas" para mais de um chat por vez.
YouTube removerá vídeos de teoria que relacionam COVID-19 e 5G
Teorias conspiratórias ganharam força no Reino Unido após celebridades compartilharem vídeos sobre o ...
Essas setas duplas foram introduzidas no ano passado para indicar as mensagens que não foram criadas pelo contato que as enviou e que foram encaminhadas muitas vezes. O WhatsApp alega que essas mensagens são "menos pessoais" em comparação com textos típicos e podem potencialmente levar à desinformação.
Para evitar a viralidade de informações potencialmente incorretas, a partir de agora, essas mensagens só podem ser encaminhadas para um chat de cada vez.
Exemplo de mensagem encaminhada no WhatsApp com setas duplas
Esta não é a primeira vez que o WhatsApp tenta conter a desinformação limitando o encaminhamento de mensagens. No ano passado, o aplicativo de mensagens reduziu o limite de encaminhamento de mensagens de 20 destinatários para apenas 5.
Além disso, em meio à atual pandemia de Coronavírus, o WhatsApp também se concentrou em difundir informações autênticas. No mês passado, em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o WhatsApp lançou um chatbot para responder questões relacionadas ao vírus.
Outras empresas também têm tomado medidas para combater a desinformação. Mais recentemente, surgiram relatos afirmando que o YouTube vai remover vídeos que promovem a ideia de que há uma correlação entre a disseminação da doença COVID-19 e as redes 5G.
Em seu anúncio, o WhatsApp garantiu que, embora o encaminhamento de mensagens de texto em si não seja ruim, a empresa acredita que "é importante retardar a disseminação dessas mensagens para manter o WhatsApp um lugar para conversas pessoais".