Em vídeo, Tesla mostra como constrói respiradores usando partes de seus carros
Créditos: Tesla / Reprodução

Em vídeo, Tesla mostra como constrói respiradores usando partes de seus carros

Empresa se junta a outras montadoras para suprir a alta demanda em função da covid-19

Com suas atividades parcialmente paralisadas em função da quarentena imposta pelo governo americano para conter o avanço do coronavírus pelo país, a Tesla começou a direcionar parte da produção de suas fábricas para a construção de respiradores mecânicos usando partes de seus carros. A companhia chegou a divulgar um vídeo, que mostra uma parte do processo.

Conforme destaca o TechCrunch, além da empresa de Elon Musk, outras montadoras como Ford Motor e General Motors estão utilizando a expertise de seus engenheiros e o maior número possível de peças de veículos disponíveis em estoque que possam ser adaptadas para montagem de ventiladores pulmonares. 

No caso do respirador construído pela Tesla, por exemplo, estão sendo utilizadas partes do Model 3 como o sistema de entretenimento, partes do computador de bordo, display da cabine, tanque de suspensão a ar, entre outras. 

Recentemente a empresa recentemente doou 1.000 ventiladores, mas chegou a ser criticada por ter enviado os modelos “errados” (não-invasivos). Isso ocorreu porque pacientes internados com os quadros mais graves da covid-19 necessitam de respiradores invasivos que possam inflar seus pulmões via intubação.

Além da Tesla, diversas montadoras americanas prometeram apoio na forma de doação de suprimentos e no direcionamento de seus recursos para produção de mais respiradores mecânicos. 

A Ford anunciou há algum tempo que estava trabalhando com a unidade de saúde da General Electric e com a 3M para acelerar a produção de ventiladores para pacientes e máscaras para profissionais da saúde conforme a pandemia do coronavírus se agrava.

Continua após a publicidade

Já a GM informou que pretende construir respiradores em uma fábrica de automóveis em Indiana. Anunciou ainda que em breve será capaz de fazer 50.000 máscaras faciais diariamente. 

Fonte: TechCrunch, Agência Brasil
User img

Gabriel Tagarro

Formado em jornalismo pela Universidade Castelo Branco, é apaixonado por games desde 1994, quando ganhou um Master System. Joga de tudo um pouco, seja no PC ou no console. Ama tecnologia e escreve com prazer sobre tudo que a envolve.

40 ATALHOS do WINDOWS 10 para você virar um EXPERT no SISTEMA OPERACIONAL

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.