Samsung anuncia que encerrará a fabricação de celulares na China
Créditos: Samsung/ Reprodução

Samsung anuncia que encerrará a fabricação de celulares na China

Baixa popularidade no país e custos de produção cada vez mais elevados foram determinantes

A Samsung anunciou que abandonará de forma definitiva a produção de smartphones em território chinês. De acordo com o site Entertainment Box, a empresa levou em consideração diversos fatores, sendo os principais os custos cada vez mais elevados e a queda constante nas vendas de aparelhos da marca no país.

Os números do mercado já indicam há algum tempo que a presença da sul-coreana na China parece não ser mais tão bem recebida como antes. Nos últimos seis anos, a marca viu sua participação de mercado reduzir drasticamente, passando de 15% para 1% no primeiro trimestre de 2020.

03/04/2020 às 16:41
Notícia

Update de abril para o Galaxy S20 melhora as câmeras dos celu...

Atualização está sendo distribuída internacionalmente e traz também melhorias de segurança

Um analista da empresa Cape Investment & Securities destaca o fato de os usuários chineses mostrarem uma forte preferência por smartphones mais acessíveis fabricados por marcas nacionais, ou aparelhos de outras companhias como Apple e Huawei.

Além disso, o mercado da China está passando por tempos de grandes mudanças, com a economia em desaceleração, enquanto o custo da mão-de-obra cresce de forma considerável. Ao colocar todos os prós e contras na balança, a Samsung entendeu que a operação deixou de ser atrativa financeiramente, e por isso decidiu levar sua produção para países como Índia e Vietnã, que têm uma relação de custos mais “amigável”.

O Entertainment Box aponta que a sul-coreana não é a única fabricante de smartphones a explorar melhores opções para sua produção em outros países asiáticos. A Sony, por exemplo, demonstrou suas intenções de deixar a capital da China e fazer a transição de suas fábricas para a Tailândia. Outro caso é o da Xiaomi, que iniciou um grande investimento há algum tempo para a construção de grandes fábricas na Índia.

Fonte: Entertainment Box
User img

Gabriel Tagarro

Formado em jornalismo pela Universidade Castelo Branco, é apaixonado por games desde 1994, quando ganhou um Master System. Joga de tudo um pouco, seja no PC ou no console. Ama tecnologia e escreve com prazer sobre tudo que a envolve.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.