Apple quer usar frequência de 6GHz em dispositivos e a FCC está analisando
Créditos: Shutterstock

Apple quer usar frequência de 6GHz em dispositivos e a FCC está analisando

Votação do plano para liberação da frequência de 6GHz para uso geral foi agendada para 23 de abril

A Federal Communications Commission (FCC) anunciou que vai votar um plano para abrir a frequência de 6GHz para uso geral pelos fabricantes de dispositivos. A FCC posiciona isso como um aumento de cinco vezes no espectro disponível para uso de Wi-Fi, mas, na realidade, será usado para comunicações de curto alcance.

A Apple foi uma das várias empresas de tecnologia a pedir à FCC para permitir que eles usem essa frequência para o que são conhecidas como aplicações Very Low Power (VLP). É provável que a empresa de Cupertino use isso de duas maneiras.

26/02/2020 às 17:12
Notícia

Adoção do Wi-Fi 6 cresce e Qualcomm prepara demonstração do W...

Nova versão da tecnologia utiliza a banda de 6GHz, até então inédita para aplicações domésticas

A primeira é que esta frequência seria ideal para hotspots móveis com maior largura de banda, como um iPad usando um iPhone 5G para conexão à rede. Isso poderia garantir que o iPad possa aproveitar ao máximo as velocidades muito mais rápidas das redes mmWave 5G.

A segunda é que este link com alta largura de banda seria perfeito para conexão sem fio de óculos de realidade virtual ou de realidade aumentada a smartphones. Acredita-se que a Apple já esteja trabalhando em seus próprios óculos inteligentes comumente referenciados como Apple Glasses.

A principal razão pela qual a frequência de 6GHz ainda não foi liberada para uso geral é a preocupação de que ela poderia interferir com os links de micro-ondas usados pelas empresas de telecomunicações, mas é improvável que isso ocorra já que as antenas de micro-ondas são montadas em posições muito elevadas e assim ficam fora do alcance de dispositivos VLP.

Apple quer usar frequência de 6GHz em dispositivos e a FCC está analisando

O comunicado da FCC, assinado pelo presidente Ajit Pai, indica que é bem possível que o pedido da Apple e das outras empresas de tecnologia seja aprovado:


"De roteadores Wi-Fi a eletrodomésticos, o uso diário dos americanos de dispositivos que se conectam à internet através de espectro não licenciado explodiu. Essa tendência só vai continuar. A Cisco projeta que quase 60% do tráfego global de dados móveis até 2022 será via Wi-Fi. Para acomodar esse aumento na demanda por Wi-Fi, a FCC pretende aumentar a oferta de espectro Wi-Fi com nossa iniciativa mais ousada ainda: disponibilizar toda a frequência de 6GHz para uso não licenciado. Fazendo isso, aumentaríamos efetivamente a quantidade de espectro disponível para Wi-Fi em cerca de cinco vezes. Isso seria um grande benefício para os consumidores e inovadores em todo o país. Seria mais um passo para aumentar a capacidade das redes do nosso país. E isso ajudaria a avançar ainda mais nossa liderança em tecnologias sem fio de próxima geração, incluindo o 5G."
-- Ajit Pai, presidente da FCC

Continua após a publicidade

A votação do plano da FCC está agendada para 23 de abril.

Fonte: 9to5Mac
User img

Fabio Rosolen

O fim do CANAL do RATO BORRACHUDO e o Dilema das Redes Sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.