A Federal Communications Commission (FCC) anunciou que vai votar um plano para abrir a frequência de 6GHz para uso geral pelos fabricantes de dispositivos. A FCC posiciona isso como um aumento de cinco vezes no espectro disponível para uso de Wi-Fi, mas, na realidade, será usado para comunicações de curto alcance.
A Apple foi uma das várias empresas de tecnologia a pedir à FCC para permitir que eles usem essa frequência para o que são conhecidas como aplicações Very Low Power (VLP). É provável que a empresa de Cupertino use isso de duas maneiras.
Adoção do Wi-Fi 6 cresce e Qualcomm prepara demonstração do W...
Nova versão da tecnologia utiliza a banda de 6GHz, até então inédita para aplicações domésticas
A primeira é que esta frequência seria ideal para hotspots móveis com maior largura de banda, como um iPad usando um iPhone 5G para conexão à rede. Isso poderia garantir que o iPad possa aproveitar ao máximo as velocidades muito mais rápidas das redes mmWave 5G.
A segunda é que este link com alta largura de banda seria perfeito para conexão sem fio de óculos de realidade virtual ou de realidade aumentada a smartphones. Acredita-se que a Apple já esteja trabalhando em seus próprios óculos inteligentes comumente referenciados como Apple Glasses.
A principal razão pela qual a frequência de 6GHz ainda não foi liberada para uso geral é a preocupação de que ela poderia interferir com os links de micro-ondas usados pelas empresas de telecomunicações, mas é improvável que isso ocorra já que as antenas de micro-ondas são montadas em posições muito elevadas e assim ficam fora do alcance de dispositivos VLP.
O comunicado da FCC, assinado pelo presidente Ajit Pai, indica que é bem possível que o pedido da Apple e das outras empresas de tecnologia seja aprovado:
"De roteadores Wi-Fi a eletrodomésticos, o uso diário dos americanos de dispositivos que se conectam à internet através de espectro não licenciado explodiu. Essa tendência só vai continuar. A Cisco projeta que quase 60% do tráfego global de dados móveis até 2022 será via Wi-Fi. Para acomodar esse aumento na demanda por Wi-Fi, a FCC pretende aumentar a oferta de espectro Wi-Fi com nossa iniciativa mais ousada ainda: disponibilizar toda a frequência de 6GHz para uso não licenciado. Fazendo isso, aumentaríamos efetivamente a quantidade de espectro disponível para Wi-Fi em cerca de cinco vezes. Isso seria um grande benefício para os consumidores e inovadores em todo o país. Seria mais um passo para aumentar a capacidade das redes do nosso país. E isso ajudaria a avançar ainda mais nossa liderança em tecnologias sem fio de próxima geração, incluindo o 5G."
-- Ajit Pai, presidente da FCC
A votação do plano da FCC está agendada para 23 de abril.
Fonte: 9to5Mac