SuperSIM combina cartão de memória microSD e chip SIM em um só cartão
Créditos: ITHome

SuperSIM combina cartão de memória microSD e chip SIM em um só cartão

Ele pode ser uma boa opção para aparelhos com suporte para dois chips SIM

Todos os smartphones disponíveis hoje precisam de um chip SIM, que pode ser um eSIM ou um chip SIM removível. No caso do eSIM, ele não pode ser removido do aparelho e torna mais fácil sua localização em caso de perda ou roubo.

Os smartphones também possuem espaço para armazenamento interno que pode ser usado para armazenar fotos, vídeos e outros itens. Outros também possuem um slot de expansão, permitindo que os usuários utilizem cartões de memória no formato microSD. 

22/03/2020 às 18:28
Notícia

HMD Global lança HMD Connect, chip para celular com roaming d...

Serviço é indicado para pessoas que viajam com frequência

No caso dos aparelhos com suporte para expansão do armazenamento e com suporte para dois chips SIM (você pode ter duas linhas telefônicas em um só aparelho), muitos possuem um slot híbrido (imagem abaixo) que permite que você use um cartão microSD ou um segundo chip SIM. Neste caso, não será possível usar dois chips SIM no aparelho se você quiser expandir o armazenamento. A boa notícia é que com o chamado SuperSIM você não precisa se preocupar com isso.

Um SuperSIM basicamente combina o chip SIM e o cartão de memória microSD em um só cartão. Um cartão deste tipo foi anunciado em 2019 na China com capacidades de armazenamento variando de 32GB até 128GB. As velocidades de leitura e gravação são de 90MB/s e 60MB/s, respectivamente.

SuperSIM combina cartão de memória microSD e chip SIM em um só cartão
SuperSIM (à direita) combina um cartão de memória microSD e o chip SIM em um só cartão

Quando comparado com um chip SIM “normal”, o SuperSIM pode armazenar muito mais dados. Ele também inclui recursos de backup e restauração, que você pode usar quando quiser transferir seus dados de um smartphones antigo para um novo. O novo chip também possui certificação de segurança CC EAL6+ para que você não tenha que se preocupar com a segurança de seus dados.

Como usuário, você não terá que escolher entre um chip SIM ou um cartão microSD caso seu smartphone tenha um slot híbrido. Basta comprar um chip SuperSIM e você terá o armazenamento adicional e uma segunda linha telefônica. Para os fabricantes, não há necessidade de produzir um telefone com slot extra dedicado somente para o cartão microSD. Isso significa que pode haver espaço extra para uma bateria um pouco maior ou para um componente extra.

No momento os SuperSIMs só estão disponíveis na China e são um pouco mais caros. Um SuperSIM com 32GB custa 99 yuans (cerca de US$ 14) e o com 64GB custa 199 yuans (US$ 28). Além dos preços mais altos, a adoção do chip também pode ser um problema.

O primeiro SuperSIM 5G vendido na China foi desenvolvido através de uma parceria entre a fabricante de memória UNIC Memory Technology e a China Unicom. Se outras operadoras não fizerem o mesmo, o chip possivelmente não se popularizará e acabará sendo abandonado no futuro. Outra desvantagem do SuperSIM é que ele só pode ser usado em aparelhos com um slot híbrido como o mostrado na imagem acima. 

Fonte: Gizmochina
User img

Fabio Rosolen

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.