Huawei vai poder participar do Leilão da 5G no Brasil
Créditos: TecMundo

Huawei vai poder participar do Leilão da 5G no Brasil

Acordo entre governos brasileiro e chinês liberam a participação da empresa

O Brasil decidiu não vetar a participação da empresa chinesa Huawei no leilão da 5G. Depois de uma conversa diplomática que Jair Bolsonaro teve com o presidente da China, Xi Jinping, foi anunciado que o processo de contratação não teria nenhuma restrição. Esse leilão estava programado para acontecer ainda em 2020, mas com o atual cenário da Covid-19, pode ser adiado para o final do ano, ou ainda início de 2021. 

O 5G já é uma realidade para diversos países, sendo a Coreia do Sul o principal deles. Aqui no Brasil a tecnologia é esperada para os próximos anos. O governo lançou o Leilão do 5G, para que empresas do ramo pudessem se candidatar para implementar a tecnologia no país.

Muito se questionava se uma das líderes do setor, a Huawei, poderia participar dessa empreitada. Isso porque o atual governo brasileiro é aliado dos EUA, que possui relações turbulentas com a chinesa. O motivo pelo rompimento de laços do governo norte-americano é a acusação de que a empresa teria usado sua tecnologia para espionagem. Você pode entender um pouco mais dessa polêmica nesse artigo.

31/12/2019 às 10:20
Notícia

Sem interferência: 5G poderá coexistir com sinal de antenas p...

A decisão do governo abrange apenas a conexão sem fio na faixa de 3,5 GHz

Atualmente 68 empresas de telefonia do mundo já implementaram o 5G. Destas, 31 firmaram contrato com a Huawei, fazendo com que ela se consolide como maior empresa no setor atualmente. Depois dela, está a Ericson, que conta com 30 contratos e logo em seguida está a Nokia, com 28 parcerias. O leilão da 5G no Brasil deve atrair a atenção dessas três empresas, que devem anunciar seus valores.

O principal motivo pela Huawei estar à frente é justamente por seus preços. A chinesa consegue entregar a tecnologia efetiva e mais barata, o que a torna mais atrativa para parcerias. Esse fator é determinante para a implementação da tecnologia.

Algumas empresas brasileiras já fizeram alguns testes com a rede 5G fornecida pela Huawei. A Tim é uma delas. Isso não significa que a empresa será a escolhida no leilão. Será eleita a empresa que oferecer melhor valor para a implementação e seguir com as condições impostas pelo governo.

Via: Folha
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

40 ATALHOS do WINDOWS 10 para você virar um EXPERT no SISTEMA OPERACIONAL

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.