WhatsApp reduz duração de vídeos publicados na aba Status durante a quarentena
Créditos: iharare

WhatsApp reduz duração de vídeos publicados na aba Status durante a quarentena

A medida começou a ser aplicada na Índia, para evitar o colapso da internet

O WhatsApp começou a implementar medidas na Índia e China para reduzir a demanda por dados de internet. O aplicativo de mensagens está reduzindo o tamanho dos vídeos postados na aba "status". Agora, será possível postar capturas de até 15 segundos. Isso deve durar enquanto a quarentena estiver ativa, já que esses países estão demandando uma alta carga de dados online.

A Índia está atualmente em uma das maiores quarentenas do mundo. O governo está fazendo com que a sua população de 1,2 bilhão de habitantes se mantenha em casa, para conter a disseminação do vírus. As medidas de reclusão da China também estão se mostrando efetivas, com o epicentro da doença se deslocando do país, graças a redução de infectados. Vários aplicativos e serviços estão contribuindo para que as pessoas se mantenham em casa e, o WhatsApp, parece contribuir para a redução do fluxo de dados enviados.

24/03/2020 às 18:08
Artigo

Phishing em tempos de Coronavírus - Como se proteger dos golpes

A doença está sendo usada como desculpa para roubar dados de diversos usuários

Segundo o WABetaInfo, essa medida se deve ao sobrecarregamento da aba de status que o WhatsApp está tendo na Índia. Essa função é muito popular no país, sendo amplamente utilizada pelos usuários. Apesar do aplicativo não falar oficialmente sobre a medida ainda, é muito provável que esse seja o motivo oficial.

Como já mencionado, essa medida será temporária. É esperado que quando as funções retornarem ao normal com o fim da quarentena. Assim, o aplicativo deve voltar a permitir o compartilhamento de vídeos mais longos. A implementação da nova função foi mencionada, até o momento, apenas para a Índia e a China, mas é esperado que em outros países o WhatsApp também implemente a nova função.

Esse não é o único aplicativo com medidas para reduzir a carga de dados exigidas. A Netflix, Amazon Prime Video, YouTube e até o brasileiro Globo Play, também estão reduzindo a carga de dados exigida. Isso ajuda evitar um "colapso" na rede de internet, devido a alta demanda exigida pelos usuários no período de isolamento.

Com o isolamento social, o isolamento digital pode agravar o período de quarentena. Por esse motivo, é importante que medidas preventivas de economia de dados sejam feitas.

Temos um artigo indicando alguns outros aplicativos que podem ajudar em chamadas de vídeo em grupo, para diminuir a distância física entre as pessoas.

Via: Uol
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.