De acordo com fontes do Nikkei Asian Review, a Apple está considerando adiar o lançamento do iPhone com conectividade 5G. Novos aparelhos são normalmente apresentados pela empresa em setembro. O motivo para o possível adiamento é o surto mundial de Coronavírus (COVID-19), que atrapalhou o cronograma da empresa.
Coronavírus pode atrasar o lançamento do próximo iPhone
Engenheiros da Apple não estariam na China para testar protótipos
Além dos problemas com a cadeia de suprimentos, que devem afetar o cronograma de produção, a Apple está preocupada que a situação atual possa afetar a demanda pelos novos aparelhos. Ela precisa que seu novo iPhone com 5G, que pode se chamar iPhone 12, seja um sucesso.
O jornal japonês disse que as discussões sobre um possível adiamento ainda estão nos estágios iniciais e o lançamento no terceiro/quarto trimestre de 2020 ainda não foi completamente descartado. Na pior das hipóteses, seu lançamento pode ser adiado para 2021.
A Apple foi uma das primeiras empresas a ter suas cadeias de suprimentos afetadas pelo surto de Coronavírus. Em janeiro deste ano já surgiram alguns indícios de que os próximos iPhones poderiam ser adiados por causa disso. Muitos dos fornecedores de componentes para os aparelhos da Apple estão localizados em países asiáticos que foram muito afetados pelo vírus no início do ano.
O Nikkei Asian Review destaca que o desenvolvimento do iPhone com conectividade 5G foi afetado pelas restrições às viagens internacionais por causa do vírus. A empresa deveria trabalhar com fornecedores para desenvolver um protótipo mais concreto no início de março, mas teve que atrasar essa colaboração, que requer testes práticos, até o final do mês, antes de adiá-lo novamente por causa da piora da pandemia nos Estados Unidos.
A própria Apple tem permanecido em silêncio sobre o assunto e do jeito que as coisas estão, é bem possível que o novo iPhone com 5G não seja mesmo lançado em 2020.
Fonte: Nikkei Asian Review, Digital Camera World