Anatel alerta para golpe no WhatsApp que promete 7GB de internet grátis

Anatel alerta para golpe no WhatsApp que promete 7GB de internet grátis

Golpe diz que a Agência quer conscientizar as pessoas a ficarem em cada por causa do surto de Coronavírus (COVID-19)

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou um alerta sobre um novo golpe circulando no WhatsApp que promete “7GB de internet grátis” para conscientizar as pessoas a ficarem em cada por causa do surto de Coronavírus (COVID-19). 

Se o usuário clicar no link fornecido na mensagem falsa circulando no popular aplicativo de mensagens, ele é direcionado para um site onde deve responder a algumas perguntas. Depois disso o site pede que o usuário compartilhe o link com outras pessoas antes que ele possa receber os “7GB de internet grátis”.

Em outro exemplo do mesmo golpe mencionado pela Anatel em seu alerta, o usuário deve selecionar sua operadora na lista e seguir as instruções que basicamente exigirão o compartilhamento do link – o que servirá para atrair mais vítimas:

Anatel alerta para golpe no WhatsApp que promete 7GB de internet grátis

A agência reforça em seu alerta que ela jamais envia links por WhatsApp ou por SMS, nunca faz promoções e nem distribui prêmios. Ela lista as seguintes recomendações para que os usuários não caiam em golpes deste tipo:

23/03/2020 às 17:25
Notícia

Golpes na Web usam Coronavírus como isca e já atingem mais de...

Um deles promete Auxílio Cidadão de R$ 200

- Nunca abra links fornecidos por desconhecidos.

- Nunca inclua suas informações pessoais em sites e aplicativos com origem duvidosa.

- Desconfie de mensagens que chegam por email ou através de outras fontes com títulos extremamente chamativos ou alarmantes.

- Use sempre senhas fortes (compostas por letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais) e jamais use a mesma senha em diferentes sites ou serviços.

- Mantenha o sistema operacional e as soluções de segurança (como softwares antivírus) sempre atualizados.

Continua após a publicidade

Este golpe prometendo “7GB de internet grátis” não é o único a usar o curto de Coronavírus como isca. Dias atrás surgiram informações sobre um golpe também no WhatsApp prometendo um “Auxílio Cidadão de R$ 200” e um prometendo kits com álcool em gel e máscaras. No caso destes dois golpes, a vítima precisa se cadastrar em um site, que na verdade só servirá para roubar seus dados e exibir um grande número de propagandas.

Fonte: Anatel
User img

Fabio Rosolen

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.