Nova ferramenta da Google vai otimizar em até 40% GPUs da Qualcomm
Créditos: Android Authority

Nova ferramenta da Google vai otimizar em até 40% GPUs da Qualcomm

Dispositivos com Snapdragon terão taxas de quadros mais altas e otimização da bateria

A Qualcomm fez o anúncio de seus chipset Snapdragon 865 em dezembro, e aproveitou para mostrar os seus novos drivers de GPU atualizáveis para as plataformas Snapdragon 765 e 865. Para usar a nova tecnologia demonstrada pela empresa, a Google acaba de lançar sua nova ferramenta Android GPU Inspector. Esse novo recurso permite que os desenvolvedores consigam otimizar o desempenho de seus jogos, levando experiências melhores, por meio de atualizações diretamente na Play Store.

As atualização serão feitas via OTA (Over The Air), que permite que mais lugares recebam o update. Essa nova tecnologia disponibilizada pela Google não estará presente em todos os smartphones, mas sim naqueles com os chips suportados. Para iniciar o teste, os dispositivos que terão acesso serão: Google Pixel 4 e Samsung Galaxy Note10 e Galaxy S10 (nas versões Exynos e Snapdragon).

06/12/2019 às 16:53
Artigo

A evolução dos Snapdragon 800: conheça a plataforma topo de l...

A linha conta com os melhores do mundo e os processadores estão nos principais aparelhos Android

O Android GPU Inspector tem como principal objetivo facilitar a criação e otimização de jogos, dentro da plataforma Android. Usando a ferramenta disponibilizada pela Google o desenvolvedor terá acesso a  informações detalhadas sobre os estágios de renderização de um jogo, além de ter um contador da GPU, algo que não estava disponível anteriormente. A Qualcomm afirma que as novas otimizações podem diminuir a tensão da GPU em até 40%. Isso pode ser usado para melhorar as taxas de quadros e reduzir o uso de energia, consequentemente aumentando a vida útil da bateria.

As parceiras Google e Qualcomm também confirmaram que estão trabalhando com diversos estúdios de desenvolvimento de games, para aproveitar a nova tecnologia. Alguns dos já anunciados são a Gameloft - que produz games como Asphalt, Modern Combat, Gangstar Vegas, entre outros -, e a Blizzard Entertainment - que desenvolve World Of Warcraft, Overwatch, Hearthstone, Diablo, etc -, outras empresas devem estar sendo consideradas, mas não houve a divulgação oficial.

Ainda não há uma data correta para quando o primeiro conjunto de atualizações de drivers de GPU sejam lançados. O esperado é que eles estejam disponíveis para os primeiros dispositivos (Google Pixel 4, Galaxy Note 10 e Galaxy S10) ainda esse ano. Os demais aparelhos com os chipsets mais avançados da Qualcomm devem receber a novidade posteriormente.

Via: GSM Arena, 9to5google Fonte: Qualcomm
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.