Nova ferramenta da Google vai otimizar em até 40% GPUs da Qualcomm
Créditos: Android Authority

Nova ferramenta da Google vai otimizar em até 40% GPUs da Qualcomm

Dispositivos com Snapdragon terão taxas de quadros mais altas e otimização da bateria

A Qualcomm fez o anúncio de seus chipset Snapdragon 865 em dezembro, e aproveitou para mostrar os seus novos drivers de GPU atualizáveis para as plataformas Snapdragon 765 e 865. Para usar a nova tecnologia demonstrada pela empresa, a Google acaba de lançar sua nova ferramenta Android GPU Inspector. Esse novo recurso permite que os desenvolvedores consigam otimizar o desempenho de seus jogos, levando experiências melhores, por meio de atualizações diretamente na Play Store.

As atualização serão feitas via OTA (Over The Air), que permite que mais lugares recebam o update. Essa nova tecnologia disponibilizada pela Google não estará presente em todos os smartphones, mas sim naqueles com os chips suportados. Para iniciar o teste, os dispositivos que terão acesso serão: Google Pixel 4 e Samsung Galaxy Note10 e Galaxy S10 (nas versões Exynos e Snapdragon).

06/12/2019 às 16:53
Artigo

A evolução dos Snapdragon 800: conheça a plataforma topo de l...

A linha conta com os melhores do mundo e os processadores estão nos principais aparelhos Android

O Android GPU Inspector tem como principal objetivo facilitar a criação e otimização de jogos, dentro da plataforma Android. Usando a ferramenta disponibilizada pela Google o desenvolvedor terá acesso a  informações detalhadas sobre os estágios de renderização de um jogo, além de ter um contador da GPU, algo que não estava disponível anteriormente. A Qualcomm afirma que as novas otimizações podem diminuir a tensão da GPU em até 40%. Isso pode ser usado para melhorar as taxas de quadros e reduzir o uso de energia, consequentemente aumentando a vida útil da bateria.

As parceiras Google e Qualcomm também confirmaram que estão trabalhando com diversos estúdios de desenvolvimento de games, para aproveitar a nova tecnologia. Alguns dos já anunciados são a Gameloft - que produz games como Asphalt, Modern Combat, Gangstar Vegas, entre outros -, e a Blizzard Entertainment - que desenvolve World Of Warcraft, Overwatch, Hearthstone, Diablo, etc -, outras empresas devem estar sendo consideradas, mas não houve a divulgação oficial.

Ainda não há uma data correta para quando o primeiro conjunto de atualizações de drivers de GPU sejam lançados. O esperado é que eles estejam disponíveis para os primeiros dispositivos (Google Pixel 4, Galaxy Note 10 e Galaxy S10) ainda esse ano. Os demais aparelhos com os chipsets mais avançados da Qualcomm devem receber a novidade posteriormente.

Via: GSM Arena, 9to5google Fonte: Qualcomm
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Veja como baixar novos filtros para Stories do Instagram no iOS ou Android

Veja como baixar novos filtros para Stories do Instagram no iOS ou Android

Você também pode criar os próprios efeitos, mas é um processo mais trabalhoso


AnandTech acusa Mediatek de trapacear em benchmarks

AnandTech acusa Mediatek de trapacear em benchmarks

Essa é a primeira fabricante de chips acusada de enganar usuários de maneira sistemática


Samsung fornecerá um chip Exynos personalizado para o Google [Rumor]

Samsung fornecerá um chip Exynos personalizado para o Google [Rumor]

Suposto novo chip deve ser produzido com o processo de fabricação 5nm LPE


Novos tablets Samsung Galaxy devem ser tão grandes quanto o iPad Pro

Novos tablets Samsung Galaxy devem ser tão grandes quanto o iPad Pro

Dispositivos Android devem vir com display nas opções de 12,4" e 11"


Specs do Google Pixel 4a aparecem em vazamento: tela de 5,8'' e Snapdragon 730

Specs do Google Pixel 4a aparecem em vazamento: tela de 5,8'' e Snapdragon 730

Nova geração do celular intermediário feito pela própria Google deve chegar em breve