Astronautas da NASA dão dicas de como ser mais feliz e produtivo na quarentena
Créditos: NASA

Astronautas da NASA dão dicas de como ser mais feliz e produtivo na quarentena

Experientes cosmonautas usam os meses que passaram no espaço para ensinar o que fazer

Se tem alguém que sabe o que é viver ter que viver em confinamento por meses é uma astronauta da NASA. Aproveitando-se dessa situação, algumas cosmonautas da agência espacial dos Estados Unidos resolveram compartilhar suas dicas do que fazer para se manter feliz e produtivo durante situações como a de quarentena em que estamos agora.

09/03/2020 às 15:05
Notícia

Superlua vai poder ser observada a partir das 14h no Brasil

O fenômeno acontece quando a Lua está mais próxima da Terra

Tudo começou com a astronauta Anne McClain, que escreveu uma thread no Twitter de coisas que os astronautas fazem quando estão em quarentena para garantir que eles continuem bem mentalmente.

Essas dicas são conhecidas como comportamentos expedicionários (da sigla em inglês EB) e podem ser aplicados a qualquer situação que envolva trabalhar de maneira remota em grupo. A equipe de comunicação da NASA então reuniu essas dicas e montou um post no blog da agência para que todo mundo possa se aproveitar delas.

A primeira dica envolve comunicação efetiva, que precisa ser mais do que apenas simples mensagens no Slack. Para a comunicação realmente funcionar, é necessário que informações e sentimentos sejam compartilhados de maneira livre. É importante passar por todos os passos quando algo dá errado, assim como reconhecer os acertos.

É importante que quem está na liderança se destaque agora, liderando pelo exemplo. Isso significa proporcionar recursos, soluções, tarefas e objetivos. Outra dica está no cuidado pessoal. Garantir que você está dormindo bem o suficiente, praticando boa higiene e dedicando tempo a atividades não relacionadas ao trabalho que te deixam feliz.

Há ainda o passo do cuidado com a equipe, pois em momentos de confinamento é necessário ser paciente e respeitoso com os seus colegas. Agora é uma boa hora para desenvolver o relacionamento com seus colegas através da internet e encorajar atividades como um "happy hour" virtual.

Para completar, há ainda a dica de criar uma cultura de grupo. Isso significa que, mais do que nunca, é importante levar em conta todas as opiniões, culturas, percepções, habilidades e personalidades de todos. Agora não é a hora de gerar competitividades no ambiente de trabalho, mas sim de trabalhar em equipe e se manter positivo.

Continua após a publicidade

Essas estratégias que foram desenvolvidas pela astronauta aposentada Peggy Whitson, que passou um total de 665 dias no espaço em três missões diferentes. Ela as criou em conjunto com o psicólogo da NASA, Al Holland, que estuda o impacto mental de voos de longa duração.

Via: CNBC Fonte: NASA
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

A GoPro HERO9 Black chegou - praticamente PERFEITA!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.