Vídeo demonstra como o ar se espalha ao tossir de diferentes formas
Créditos: Amayu Wakoya Gena

Vídeo demonstra como o ar se espalha ao tossir de diferentes formas

Maneira mais higiênica demonstrada é a de tossir no antebraço

Em meio à pandemia de Covid-19, é fundamental saber como se prevenir do vírus. Como ele se espalha pelo ar (pode permanecer vivo por até 3 horas suspenso nesta condição) o ideal é cobrir o rosto no momento de tossir e em alguns casos o uso da máscara também é recomendado. Especialistas da universidade de Bauhaus Weimar, na Alemanha, fizeram uma gravação detalhada para demonstrar como o ar se comporta quando alguém tosse.

A visualização foi realizada utilizando uma técnica de captura chamada de schlieren, feita para conseguir gavar o fluxo de fluidos de densidade variável e demonstra a importância das recomendações dadas pela Organização Mundial da Saúde para proteção contra o coronavírus.

Supercomputador da IBM aponta 77 drogas
que podem virar remédio contra o coronavírus

De acordo com o instituto de pesquisa e ciência Hamilton Health, tossir cobrindo o rosto com as mãos é a maneira mais fácil de espalhar doenças, isso porque os germes serão transmitidos para todos os objetos tocados a partir de então. A maneira mais eficaz e segura (que não aparece no vídeo) é tossir cobrindo o rosto com um lenço, algo que também pode servir para espirrar ou assoar o nariz. Dessa forma, os agentes infecciosos podem ser descartados em um lixo (o que deve ser feito imediatamente após o uso). Como é pouco comum andarmos com lenços ou termos uma caixa deles por perto, nessas situações, o ideal é tossir no antebraço, impedindo que suas gotículas se espalhem onde você estiver.

Sobre a utilização de máscaras, os infectologistas explicam que elas podem diminuir o risco de contaminação e também de espalhar o vírus, mas que em muitos casos passa a falsa sensação de segurança pra quem está utilizando. A máscara não exclui os cuidados básicos de contaminação, continua sendo fundamental lavar sempre as mãos, não levá-las aos olhos, boca e nariz. Máscaras também não impedem completamente a passagem do ar (como é possível ver no vídeo) desta notícia. Confira mais detalhes sobre o item de proteção no vídeo abaixo.

Fonte: Amayu Wakoya Gena, BBC Brasil, Estadão

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.