Árvore mais famosa da Nova Zelândia, Wanaka Tree foi vandalizada
Créditos: CNN

Árvore mais famosa da Nova Zelândia, Wanaka Tree foi vandalizada

Extremamente popular no Instagram, a árvore foi atacada por alguém com uma serra por volta do dia 17 de março

A árvore mais famosa da Nova Zelândia, conhecida como Wanaka Tree, foi vítima de vandalismo. A árvore, que é um salgueiro, está localizada na extremidade sul do Lago Wanaka, parece estar parcialmente submersa na água e é extremamente popular no Instagram. Agora parece que ela foi atacada por alguém com uma serra por volta do dia 17 de março.

Um morador da região disse que o famoso galho inferior que paira horizontalmente sobre a água foi aparentemente cortado da árvore. Outros moradores também relataram ter visto na praia alguns galhos que haviam sido serrados.

29/01/2020 às 12:00
Notícia

O Instagram está superpopulando Hallstatt, vilarejo usado com...

Cidade possui menos de mil habitantes e está recebendo 10 mil turistas por dia

Localizada na Ilha Sul da Nova Zelândia, a cerca de 300 quilômetros de Dunedin, a árvore é conhecida como #ThatWanakaTree -- o Google Maps até lista o nome do local com a hashtag.

Em 2014, o fotógrafo Dennis Radermacher ganhou o prêmio de Fotógrafo Geográfico do Ano da Nova Zelândia por melhor fotografia de paisagem por sua foto da árvore, e desde então a fama dela continuou a crescer nas redes sociais.

Apesar de ser um local um pouco “fora de mão” - não há sinalização ou wayfinders - viajantes vão até ele apenas para obter uma foto da árvore, e uma pequena economia local surgiu em torno disso.

Os arredores são tão bonitos quanto o salgueiro solitário. O lago fica ao pé do Parque Nacional do Monte Aspirante, que faz parte do Te Wahipounamu, tombado pelo Patrimônio Mundial da UNESCO. O parque é tão notável por sua fauna quanto por sua flora - esta é a única casa conhecida do kea, a única espécie de papagaio alpino do mundo.

Nas imagens abaixo é possível ver a Wanaka Tree antes e depois de ter sido vandalizada:

Continua após a publicidade

No momento não se sabe quem foi responsável por vandalizar a árvore. Infelizmente, a Wanaka Tree não foi o único local natural a sofrer com vandalismo. Na verdade, ela nem foi a única árvore a sofrer com isso.

O popular Parque Nacional Joshua Tree, na Califórnia, também lidou com as repercussões da fama nas redes sociais e do turismo excessivo. Durante a paralisação do governo em janeiro de 2019, os visitantes do parque cortaram algumas das árvores - que não crescem em nenhum outro lugar do planeta - e deixaram para trás pichações e lixo.
 

Fonte: DIY Photography, CNN
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.